História, semelhanças e diferenças entre a Parábola e a Catenária
um estudo com apoio do GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p080-098Palavras-chave:
Geometria Analítica, Cálculo Diferencial, GeoGebraResumo
O estudo da parábola em livros didáticos é algo comum, diferente da curva catenária, embora ambas tenham certas semelhanças. A catenária, por exemplo, foi objeto de grandes discussões dentro da História da Matemática e da evolução do Cálculo Diferencial, mas a discussão sobre ela ainda é limitada. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo dessas curvas, apresentando suas semelhanças e diferenças com a contribuição do software GeoGebra. A metodologia usada neste estudo é a pesquisa qualitativa básica. Os resultados mostram a comparação destas curvas no GeoGebra e até que ponto existe similaridade entre elas
Downloads
Metrics
Referências
Alves, F. R. V. (2019). Visualizing the Olympic Didactic Situation (ODS): Teaching mathematics with support of the GeoGebra software. Acta Didactica Napocensia, 12(2), 97-116. https://doi.org/10.24193/adn.12.2.8
Alves, F. R. V. (2020). Situações Didáticas Olímpicas (SDOs): ensino de olimpíadas de matemática com arrimo no software GeoGebra como recurso na visualização. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 319-349. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p319
Barbosa, S. M. (2013). Outra parábola na igreja? Ou uma catenária? Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 1(2), 65–70.
Boyer, C. B. (2012). História da matemática. 3ª ed. São Paulo: Editora Blücher.
Eves, H. (2011). Introdução à história da matemática. 5ª ed. São Paulo: Unicamp.
Leithold, L. (1994). O Cálculo com Geometria Analítica. 3ª ed. São Paulo: Harbra.
Lima, E. L. (2014). Geometria Analítica e Álgebra Linear. Coleção Matemática Universitária. 324 p. Rio de Janeiro: IMPA.
Lima, L. A. M., & Miranda, S. R. F. (2021). Problema da catenária: história, solução e aplicações. Revista Matemática e Ciência, 4(1).
Maor, E. (2004). E: a história de um número. São Paulo: Record.
Mata, S. Z. (2003). La catenaria en arquitectura. El cálculo de estructuras en la obra de Gaudí. Ingenieria civil, 129, 121-133.
Mendes, M. F. (2017). A curva catenária como aplicação da função exponencial. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba.
Pauletti, R. M. O. (2002). Sobre cabos e cordas. Anais... I Simpósio Nacional sobre Tenso-estruturas / I Simpósio Latino-americano de Tensoestructuras, Faculdade de Arquitetura da USP, 2002.
Simmons, G. F. (1987). Cálculo com Geometria Analítica. Tradução de Seiji Hariki. São Paulo: Pearson Makron Books. v. 1.
Sousa, R. T., Alves, F. R. V., & Aires, A. P. (2023). Categories of intuitive reasoning in the teaching of parabolas: A structured practice in didactic engineering. International Electronic Journal of Mathematics Education, 18(4), 1-11. https://doi.org/10.29333/iejme/13514
Sousa, R. T., Alves, F. R. V., Aires, A. P., & Catarino, P. M. M. C. (2023). O ensino da cônica parábola: uma abordagem via Categorias Intuitivas e Teoria das Situações Didáticas. Indagatio Didactica, 15(3), 207-234. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31456
Swokowski, E. W. (1994). Cálculo com Geometria Analítica. 2nd edition. Tradução de Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Makron Books do Brasil. v. 1.
Talavera, L. M. B. (2008). Parábola e catenária: história e aplicações. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Yates, R. C. (1974). Curves and their properties. New York: National Council of Teachers of America.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.