O uso do GeoGebra como alternativa didática no ensino de funções do primeiro grau: Uma experiência na 8a classe no contexto Moçambicano

Autores

  • Edmundo Alfredo Paulo Chauque Escolha Básica Lhanguene Piloto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p124-160

Palavras-chave:

Funções, GeoGebra, ensino e aprendizagem exploratória

Resumo

Na sequência da nossa participação numa oficina de formação que envolveu o GeoGebra e a Educação STEAM, com módulos temáticos, sessões de planificação, simulação de aulas em contexto de formação, acompanhamento em sala de aula e reflexão das aulas, foi realizado uma experiência com alunos da 8ª Classe (Turmas A, B e C – fase de familiarização com o GeoGebra), na Escola Básica Lhanguene – Piloto, no estudo de proporcionalidade, funções de 1º grau, resolução de sistema de duas equações a duas incógnitas pelo método gráfico (Turma C), com uso do Software GeoGebra. Optou-se por um estudo fundamentalmente qualitativo, de caráter exploratório, descritivo e interpretativo. Recorreu-se ao GeoGebra para propiciar um método ativo onde os alunos descobrem os conceitos e princípios atrás de um fenómeno observado. Assim, este artigo pretende trazer os principais resultados desta experiência, à luz do contexto moçambicano, onde as tecnologias ainda são usadas de forma tímida no ensino.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Chauque, E. A. P. (2024). O uso do GeoGebra como alternativa didática no ensino de funções do primeiro grau: Uma experiência na 8a classe no contexto Moçambicano . Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(1), 124–160. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p124-160