Uma possibilidade de programação no GeoGebra: primeiros passos

primeiros pasos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p085-103

Palavras-chave:

Linguagem de programação educaciona, GeoGebra LOGO, Educação Matemática

Resumo

Trabalhar com uma linguagem de programação educacional é um dos tópicos de discussão quando se fala em abordagens com tecnologias digitais. Desta forma, temos como objetivo apresentar o que nomeamos como GeoGebra LOGO, uma possibilidade de se trabalhar programação no ambiente do GeoGebra, de modo a apresentar uma introdução sobre o funcionamento desta abordagem. Trazemos considerações sobre o que entendemos constituir parte da história deste recurso, apresentamos comandos que podem ser utilizados na programação e trazemos três atividades, as quais exemplificam o que entendemos como possibilidade de se trabalhar com o GeoGebra LOGO. Esperamos incentivar mais trabalhos com esse recurso que "integra" duas tecnologias já consolidadas na Educação Matemática.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática Sala de aula e internet em movimento. Grupo Autêntica, 2020. E-book. ISBN 9788551306734. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788551306734/. Acesso em: 16 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRITO, L. Penso, LOGO programo com o GeoGebra. In: XXIV ENCONTRO MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS (PRÉ, 1.° E 2.° CICLOS), 24., 2021, Bragança (Portugal). Anais [...] 2021. p. 1-10. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355980772_Penso_LOGO_programo_com_o_Geogebra. Acesso em: 13 dez. 2023

CARDOSO, G. G. Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo. 2021. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Guaratinguetá, 2021.

GONÇALVES, W. V. Aprendendo algoritmos com a tartaruga do GeoGebra. 2020. Oficina ao vivo apresentada em 03/12/2020, pelo canal do Youtube "Jogos & Matemática". Disponível em: https://www.geogebra.org/m/bfhwq8ds. Acesso em: 05 abr. 2024.

GREGOLIN, V. R. LINGUAGEM LOGO: explorando conceitos matemáticos. Revista Tecnologias na Educação, Minas Gerais, v. 1, n. 8, p. 1-10, dez. 2009. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano-1-numero-vol-1/. Acesso em: 15 fev. 2024.

HOHENWARTER, M; FUCHS, K. Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system GeoGebra. ZDM, p.128-133, 2005.

MATHIAS, C. V. O potencial do GeoGebra como ferramenta de auxílio às habilidades de visualização. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 044–066, 2023. DOI: 10.23925/2237-9657.2023.v12i2p044-066. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/59283. Acesso em: 20 fev. 2024.

OLIVEIRA, G. P. DE; GONÇALVES, M. D. Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, n. 60, p. 92–116, jan. 2018.

SOUZA, A. V. Ideia intuitiva de Limite no Ensino Médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO. 2024. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Guaratinguetá, 2024.

TANAJURA, V. D. V. Modelagem de L-sistemas do âmbito computacional do GeoGebra. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

VALENTE, J. A. O professor no ambiente Logo: formação e atuação. Campinas: Ed. da UNICAMP/NIED, 1996. Print.

VALENTE, J. A; VALENTE, A. B. Logo: conceitos, aplicações e projetos. São Paulo: ITAUTEC Informática, 1988.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Cordelina, G., & Pavanelo, E. (2024). Uma possibilidade de programação no GeoGebra: primeiros passos: primeiros pasos. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(3), 085–103. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p085-103