O uso do software GeoGebra na perspectiva da formação inicial. Uma Revisão Sistemática sobre o ensino de Geometria Espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p064-086

Palavras-chave:

GeoGebra, Geometria Espacial, Formação Inicial de professores de matemática

Resumo

Este estudo se integra a uma pesquisa de Iniciação Científica mais ampla que investiga o uso do software GeoGebra na formação inicial de professores de Matemática. O objetivo foi analisar as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a preparação de futuros docentes, com ênfase no ensino de geometria espacial. A necessidade de realizar esta investigação partiu da escassez de trabalhos que abordam especificamente a formação inicial, enquanto percebe-se uma maior presença de estudos sobre a formação continuada de professores. No presente artigo, utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura como metodologia e o banco de dados Google Acadêmico. A revisão indicou que ferramentas digitais como o GeoGebra potencializam a aprendizagem por meio da visualização 3D e da interatividade, ao mesmo tempo em que evidenciou desafios na implementação desses recursos nas escolas e, confirmou a lacuna de pesquisas nesse aspecto da formação de professores.

Biografia do Autor

Andrey Nario de Souza Oliveira, Instituto Federal da Bahia - IFBA (Campus Barreiras)

Licenciando do curso de Licenciatura em Matemática - IFBA (Campus Barreiras)

Bolsista PIBIC - FAPESB

Bolsista PIBID/IFBA - CAPES

 

Francisco de Paula Santos de Araujo Junior, Instituto Federal da Bahia - IFBA (Campus Barreiras)

Graduado em mametamtica UFPI (2012)

Esp. em Metodologia do ensino de matematica UESPI (2016)

Mestre em Matematica UESPI (2018)

Doutorado em Educação UFPI (2025)

Professor do Instituto Federal de ciências e tecnologia da Bahia 40h/DE- IFBA

Professor do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT/UFOB

Referências

Barbosa, M. R., de Mendonça Pereira, K. C., da Nóbrega, L. X. G., & da Silva Braz, R. A. F. (2021). Proposta investigativa para o estudo das relações trigonométricas utilizando o Software GeoGebra. Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte, 2(1), 1-16.

Boschesi, F. H. L. (2024). Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE).

Castro, A. do S. P., & Arruda, S. C. Q. (2024). O uso do Geogebra na resolução de problemas para o ensino de matrizes. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–24.

Gabriel, G. A. D. F. (2023). Aprendizagem significativa da geometria espacial: análise de uma sequência didática para o ensino médio.

Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e serviços de saúde, 23(1), 183-184.

Mendes, L. O. R., & Pereira, A. L. (2021). Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas<br>Systematic review in the area of Mathematical Education and Teaching: analysis of the process and proposal of steps. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 22(3), 196–228.

Okoli, C. (2019). Guia para realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EAD em Foco, 9(1).

Oliveira, E. R. D. (2021). O uso da tecnologia no ensino da matemática contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau (Master's thesis).

Patino, C. M., & Ferreira, J. C. (2018). Critérios de inclusão e exclusão em estudos de pesquisa: definições e porque eles importam. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 44, 84-84.

Pereira, A. C. C., & Oliveira, G. P. (2022). O uso do GeoGebra em práticas laboratoriais na construção de conceitos geométricos por licenciandos em matemática da UECE. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 11(2), 138-158.

Peripolli, P. Z. (2021). Formação inicial de professores de matemática frente às tecnologias digitais. Revista Prática Docente, 6(3), e084-e084.

Prochnow, D. S. (2023). O uso do GeoGebra por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ao ensinar Geometria (Master's thesis, Universidade Federal de Pelotas).

Sampaio, R. S. (2025). O movimento de constituição do conhecimento em geometria descritiva com realidade aumentada.

Santos, E. V. do N., Vieira, W., Imafuku, R. S., & Pereira, E. F. M. (2024). Potencialidades envolvidas em uma atividade investigativa sobre Geometrias Plana e Espacial com o uso do GeoGebra 3D. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 43–62.

Soares, F. R. (2022). As contribuições da Realidade Aumentada mediada pela metodologia Sequência Fedathi para a aprendizagem de Geometria Espacial.

Soares, F. R., Santana, J. R., & dos Santos, M. J. C. (2024). A Realidade Aumentada Contribuindo para a Formação de Professores Mediado pela Metodologia Sequência Fedathi. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 14(1).

Souza, D. do C. de, Lira, A. de S., Barbosa, F. E., & Castro, J. B. de. (2021). Prototipação de puzzles geométricos para o Ensino Médio: desafios e contribuições do ensino remoto emergencial. Revista Eletrônica De Educação, 15, e5034052.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

Nario de Souza Oliveira, A., & Santos de Araujo Junior, F. de P. . (2025). O uso do software GeoGebra na perspectiva da formação inicial. Uma Revisão Sistemática sobre o ensino de Geometria Espacial. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(2), 064–086. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p064-086

Edição

Seção

Artigos