GeoGebra Classroom: Contribuições para a Aprendizagem Colaborativa de Geometria Dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p123-144Palabras clave:
GeoGebra Classroom, Aprendizagem Colaborativa, Geometria DinâmicaResumen
Este artigo, , recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no âmbito de uma tese de doutorado, explora o uso do GeoGebra Classroom como uma ferramenta poderosa para a aprendizagem colaborativa de geometria dinâmica. A pesquisa fundamenta-se em dados coletados de estudos que analisam interações sociais síncronas em ambientes virtuais de aprendizagem, destacando como o GeoGebra pode potencializar a construção conjunta de conhecimento. Por meio da análise de atividades práticas e da interação social síncrona entre os participantes, discutimos o impacto do GeoGebra na Educação Matemática, enfocando a colaboração e a construção de argumentos matemáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que evidenciou como a aprendizagem colaborativa de matemática foi construída por meio das interações sociais síncronas proporcionadas pelo GeoGebra Classroom associado a um ambiente de videoconferência.
Citas
Bolt, B. (1994). Matemáquinas: O ponto de encontro da Matemática com a tecnologia. Lisboa, Portugal: Gradiva.
Dillenbourg, P.; Schneider, D. (1995). Collaborative learning and the Internet. Proceedings of the International Conference on Computer Assisted Instruction (ICCAI), Hsinchu, Taiwan, 7-10.
Gomes, A. S.; Gomes, C. R. A. (2020). Estrutura do Método científico: Por uma epistemologia da Informática na Educação. In: JAQUES, P. A.; PIMENTEL, M.; SIQUEIRA; S.; BITTENCOURT, I. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1). Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/. Acesso em: 05 de out. 2025.
Öner, D. (2008). Supporting students’ participation in authentic proof activities in computer-supported collaborative learning (CSCL) environments. Computer Supported Learning, 3, 343–359. DOI: https://doi.org/10.1007/s11412-008-9043-7
Stahl, G. (2006). Group cognition: Computer support for building collaborative knowledge. Cambridge, MA: MIT Press.
Stahl, G. (2013). Theories of Collaborative Cognition: Foundations for CSCL and CSCW Together. In: Computer-Supported Collaborative Learning at the Workplace (pp. 43-63), CSCL Series, Vol 14, Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-1740-8
Stahl, G. (2023). Mathematical group cognition in the Anthropocene. In: M. Danesi & D. Martinovic (eds) Learning and Teaching Mathematics Today: Cognitive Science, Technological and Semantic Perspectives. New York: Springer, in the series Mathematics in Mind. Disponível em: http://GerryStahl.net/pub/anthro.pdf Acesso em: 04 de mar. 2025.
Takaci, D., Stankov, S., & Milanovic, S. (2015). Efficiency of learning environment using GeoGebra when calculus contents are learned in collaborative groups. Comput Educ., 82, pp. 421-431. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.12.002
Vízek, L., Samková, L., & Star, J. R. (2023). Investigating how lower secondary school students reason about quadrilaterals emerging in dynamic constructions. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 1–20. DOI: https://doi.org/10.1080/0020739X.2023.2255184
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.
10.23925