A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência

Autores

  • Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Janine Freitas Mota Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alexandre Botelho Brito IFETNM
  • Ronaldo Dias Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Palavras-chave:

Processo de ensino e aprendizagem de cálculo, integral, geogebra

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar uma atividade de cálculo elaborada tomando como ponto de partida problemas geradores abordados a partir de uma construção realizada com a utilização do geogebra. Essa atividade está centrada no conceito intuitivo de integral definida. Para a elaboração da atividade realizamos um estudo prévio sobre o processo de ensino e aprendizagem do cálculo, particularmente da integral, no ensino superior. As quatro etapas da engenharia didática serviram de base para a elaboração, execução e análise da atividade desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso de sistemas de informação. Uma das conclusões que chegamos se refere à relevância da articulação entre a docência e a pesquisa para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Crisostomo dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor-pesquisador do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes. Doutorando em "Didáctica de la Matemática" pela Universidade de Granada, Espanha. Área de interesse: Educação Matemática.

Janine Freitas Mota, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes. Área de interesse: Educação Matemática.

Alexandre Botelho Brito, IFETNM

Professor do IFETNM. Área de interesse: Educação Matemática.

Ronaldo Dias Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Professor do Departamento de Ciências Exatas da UNIMONTES. Área de interesse: Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2012-03-21

Como Citar

Crisostomo dos Santos, E., Mota, J. F., Brito, A. B., & Ferreira, R. D. (2012). A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), 129–143. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8434