A interpelação do indivíduo em sujeito ou a gramática do sujeito: identidades, desejo e racismo em Judith Butler, Lélia Gonzalez e Grada Kilomba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v8i2.52129

Palavras-chave:

Interpelação, Identidade, Desejo, Racismo

Resumo

Este ensaio tem como objetivo refletir a interpelação do indivíduo em sujeito (identidades ou identificações). Esse processo se materializa estruturalmente por meio de inteligibilidade em pares dicotômicos excludentes e hierarquizados. Nesse caminho, inicialmente, o foco recaiu em uma releitura da teoria da interpelação de Althusser por Judith Butler. Após abordar a constituição dos processos identitários de forma ampla, assumindo a perspectiva pós-estruturalista em que há a desconstrução da ontologia das identidades como essencialistas e naturais, a atenção se deteve na relação entre desejo e racismo presente no pensamento de autoras feministas negras. Nesse caminho, teve-se como eixo central a resposta de que forma o desejo e o racismo se entrelaçam na construção da subjetividade feminina negra. Lélia Gonzalez possui como tese que o racismo é a neurose cultural brasileira que é uma consequência da negação do racismo no país. O desejo negado pelos corpos negras/os compõe tal negação, bem como, a culpa da branquitude. O próximo ponto destacou Grada Kilomba, que por sua vez, destaca a linguagem como crucial no processo de produção de discursos da branquitude, acerca da negritude – principalmente no que tange a língua portuguesa –, destacando, assim, as violências reproduzidas nas experiências cotidianas de mulheres inseridas em contextos afrodiaspóricos.

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Biografia do Autor

Ana Caroline Amorim Oliveira, UFMA

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PGCULT. Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política/ Cnpq.

Amanda Gomes Pereira, UFMA

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Educação Chita/ Gitã. E-mail: ag.pereira@ufma.br

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, no Núcleo de Formação Docente (NFD), Campus do Agreste (CAA/UFPE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade /UFPE.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê