Educar um outro que fala – um olhar para o Ensino em Saúde na perspectiva do filósofo Franz Rosenzweig

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56854

Resumo

O ensino em saúde no âmbito universitário possuía demandas que necessitavam de atenção emergencial, antes da pandemia do COVID 19. Diante de tal cenário, os desafios se agravaram e outros emergiram tornando o processo educacional de formação de profissionais de saúde ainda mais complicado. A partir deste contexto, a presente reflexão sobre o ensino em saúde na perspectiva do filósofo Franz Rosenzweig, propõe o reconhecimento do outro como um Outro, ou seja, uma pessoa real, diferente e que fala. Para o autor, somente se considerarmos esses elementos podemos pensar em relação e, consequentemente, em uma educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karolyne Dantas Souza, UNIFESP

Especialista em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestra em Educação, graduada em Filosofia e Pedagogia. Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Nádia Vitorino Vieira, UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo -Unifesp/Campus Baixada Santista, mestra em Filosofia, graduada em Psicologia e Filosofia. Psicóloga, técnica em assuntos educacionais e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

Artigos