Espiritualidade e saúde: contribuições da filosofia da religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56856

Resumo

O artigo aproxima espiritualidade e saúde tendo na filosofia da religião um espaço para tal aproximação. Inicialmente, é feita uma introdução ao tema da saúde no campo da filosofia e teologia para, depois, pensar o desdobramento da espiritualidade nestas áreas. A partir disso recorre-se, sobretudo, ao pensamento de Paul Tillich e suas contribuições discretas ao tema da vida saudável e, principalmente, a sua interpretação da doença como a ameaça do ser. Ao final, a despeito da realização de si-próprio pela cura do ser, há aspectos ambíguos da relação entre saúde e sociedade tematizados para pensar um horizonte para ua ideal de saúde.

Biografia do Autor

Vitor Chaves de Souza, Universidade Metodista de São Paulo

Teólogo, doutor em Ciências da Religião, pós-doutor em Filosofia e docente na Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Blanches de Paula, Universidade Metodista de São Paulo

Teóloga, doutora em Ciências da Religião, pós doutora em Teologia e docente na Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Chaves de Souza, V., & de Paula, B. (2021). Espiritualidade e saúde: contribuições da filosofia da religião. PoliÉtica. Revista De Ética E Filosofia Política, 9(2), 391–414. https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56856

Edição

Seção

Artigos