Epidemiologia e manejo dos fatores de risco na Síndrome Coronariana Aguda na mulher
Resumo
Nesta revisão bibliográfica os autores abordam as pesquisas mais recentes que enfocam peculiaridades relativas ao sexo feminino no desenvolvimento e evolução da doença arterial coronariana (DAC), dada sua alta prevalência, importância sobre a mortalidade e morbidade e elevado importe nos gastos de saúde pública. De maneira geral, as doenças isquêmicas do coração demonstraram taxas mais elevadas no sexo masculino; no entanto, em idades mais avançadas, a diferença entre os sexos tende a ter uma diminuição. O tabagismo, ingestão de álcool, dieta, obesidade e síndrome metabólica constituem os principais fatores de risco modificáveis implicados no desenvolvimento de DAC no sexo feminino. Já dentre os não modificáveis temos a hipertensão, diabetes, dislipidemias e a menopausa. Entre as mulheres ainda a depressão desponta como um fator de risco de destaque no desenvolvimento da DAC.
Palavras-chave
doença da artéria coronariana; fatores de risco; mulheres
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Apoio: ..............................................................................................................................................
![]() | ![]() |
Fundação São Paulo - Hospital universitário
Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840
A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.