Nova década, novos alunos na faculdade de medicina?

Autores

  • Maria Carolina Coelho Gozzano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7336-1216
  • José Otávio Alquezar Gozzano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5677-2817

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2019v21i2a4

Palavras-chave:

educação médica, aprendizagem baseada em problemas, estudantes de medicina

Resumo

Objetivo: Comparar o perfil socioeducacional dos alunos de medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em um intervalo de 10 anos, com metodologias de ensino distintas: em 2005, no ensino tradicional e, em 2015, no método Problem Based Learning (PBL). Método: Trata-se de estudos descritivos, com uso de questionários do teste Social Adaptation Self-evaluation Scale. Resultados: Análise de 2005 foi realizada com 143 alunos e de 2015, com 127 alunos. Com base na análise comparativa dos dados, verificou-se a dedicação ao estudo, em 2005: pouca 7,7%, moderada 69,2%, muita 23% e em 2015: pouca 2,3, moderada 55,1, muita 42,5%; a dificuldade expressiva, em 2005: sempre 2,8%, frequentemente 67,4%, ocasionalmente 28,5%, nunca 1,4% e em 2015: 2,4, 17,3, 61,4, 18,9%, na mesma ordem, — todos p<0,05 — ; e a qualidade do lazer, em 2005: insatisfatório 3,5%, aceitáveis 27,1%, boa 54,2%, ótima 15,3% e em 2015: 7,1, 26, 51,2, 15,7%, respectivamente, p=0,60. Conclusão: Concluiu-se que o perfil mudou em relação aos estudos e relacionamentos. Assim, PBL é uma alternativa de ensino que propõe motivar os alunos nos estudos e no desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Coelho Gozzano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.

Medicina

José Otávio Alquezar Gozzano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Sorocaba (SP), Brasil.

Medicina

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

1.
Gozzano MCC, Gozzano JOA. Nova década, novos alunos na faculdade de medicina?. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 31º de julho de 2019 [citado 16º de abril de 2024];21(2):59-64. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/34028

Edição

Seção

Artigo Original