Biomonitoramento da genotoxicidade e da citotoxicidade em células da mucosa bucal de pacientes com anemia falciforme em tratamento com hidrocarbamida (hidroxiureia)

Autores

  • Júlio Boschini Filho
  • Amanda de Carvalho Hipólito
  • Marília Cândida Garcia Kanas

Palavras-chave:

anemia falciforme, hidroxiureia, genotoxicidade, toxicidade

Resumo

Introdução: A anemia falciforme é uma anemia hemolítica crônica. Em regiões de baixa tensão de oxigênio, a hemoglobina (Hb) S sofre alteração morfológica que resulta em vaso-oclusão e hipóxia. Atualmente, o tratamento com menor risco de complicações é a hidroxiureia (HU), que provoca aumento da Hb fetal e reduz a falcização. Apesar dos benefícios, estudos sugerem citotoxicidade e genotoxicidade relacionadas com a concentração do fármaco, porém outros discordam. Objetivo: Analisar a frequência de micronúcleos e outras alterações nucleares e celulares a fim de comparar os resultados obtidos entre os grupo de estudo e controle, além de compará-los ao protocolo de Thomas et al. (2009). Justificativa: A possível genotoxicidade do fármaco é atribuída ao fato de ser um inibidor da decomposição do peróxido de hidrogênio e a citotoxicidade por ser um inibidor da enzima ribonucleotido redutase. Assim, o estudo tem a finalidade de analisar estas alterações por técnica pouco invasiva. Metodologia: Foram coletadasamostras de células da mucosa bucal de vinte pacientes com anemia falciforme, sendo dez do grupo de estudo e os demais do controle, todos em tratamento no Ambulatório de Anemias do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. A análise foi realizada pela leitura de 2000 células/paciente em microscópio óptico, comaplicação dos testes de ShapiroWilk, T de Student, Mann-Whitney e Wilcoxon. Resultado da análise: Verificou-se que os grupos controle e de estudo possuíam comportamento semelhante em relação aos parâmetros de genotoxicidade, citotoxicidade, Índice de Reparação de DNA e morte celular. Com exceção da genotoxicidade, que foi mais elevada, os demais parâmetros foram menores em relação ao artigo de referência. Conclusões: Atribuímos os resultados à: baixa concentração do medicamento; pequena casuística, decorrente de recusas na participação; genotoxicidade não significativa; ou não adesão medicamentosa, por parte dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-11-28

Como Citar

1.
Boschini Filho J, Hipólito A de C, Kanas MCG. Biomonitoramento da genotoxicidade e da citotoxicidade em células da mucosa bucal de pacientes com anemia falciforme em tratamento com hidrocarbamida (hidroxiureia). Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 28º de novembro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];19(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/40347