Formative assessment: are we prepared to do it?

Authors

  • Carlos Alberto de Oliveira PUC-SP
  • Maria Helena Senger PUC-SP

Keywords:

educação médica, avaliação educacional

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Alberto de Oliveira, PUC-SP

Médico e mestrando do Mestrado Profissional de Educação nas Profissões da Saúde - FCMS/PUC-SP

Maria Helena Senger, PUC-SP

Professora do Depto. de Medicina FCMS/PUC-SP e do Mestrado Profissional em Educação nas Profissões de Saúde FCMS/PUC-SP

References

Alves MP. O papel do pensamento do professor nas suas práticas de avaliação [tese]. Braga: Universidade do Minho; 2001.

Alves MP. Currículo e avaliação uma perspectiva integrada. Porto: Porto; 2004. p. 31-86. Os paradigmas e as perspectivas atuais da avaliação.

Tyler RW. Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University Chicago Press; 2013.

Macedo SM, Lima MA. Revolvendo o passado da avaliação educacional e algumas repercussões nas escolas. Rev Teias. 2013;14(32):155-71.

Rodrigues RS. Modelo de avaliação para cursos no ensino a distância: estrutura, aplicação e avaliação [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998. Mestrado em Engenharia de Produção.

Kaufmann A. La universalidade de los derechos humanos: u ensayo de fundamentación. Persona Derecho. 1998;(38):13.

Zeichner K. A Formação reflexiva de professores. ideias e práticas. Lisboa: Educa; 1993.

Hadji C. A avaliação: regras do jogo: das intenções aos instrumentos Porto: Porto Editora, 1994.

Cardinet J. A avaliação formativa: um problema actual. In: Allal L, Cardinet J, Perrenoud P, organizadores. A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina; 1986. p. 14.

Hoffmann J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20ª ed. Porto Alegre: Mediação; 2003.

Perrenoud P. Avaliação da excelência: a regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: ArtMed; 1999.

Wachowicz LA, Romanowski JP. Avaliação: que realidade é essa? Avaliação. 2002;7(2):81-100.

Morin E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2007.

Afonso AJ. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez; 2005.

Casey JN, Upton RE, editores. Educational curricula: development and evaluation. New York: Nova Science; 2008.

Published

2014-09-24

How to Cite

1.
Oliveira CA de, Senger MH. Formative assessment: are we prepared to do it?. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 2014Sep.24 [cited 2024Dec.21];16(3):158-60. Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/20373

Issue

Section

Forum