Brincadeira na pediatria: um assunto sério para discutir e praticar

Authors

  • Camila Carvalho Guedes Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Débora Rufo Spada Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Keiko Lucia Hagi Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Ana Laura Schliemann Docente, Medicina, FCMS/PUC-SP

Keywords:

humanização da assistência, desenvolvimento infantil, jogos e brinquedo

Abstract

O tema escolhido para o trabalho foi a técnica da brinquedoterapia e suaaplicação pelos profissionais da saúde. O adoecimento é uma situaçãoperturbadora para qualquer pessoa, quanto mais para uma criança, que aindanão sabe se expressar de forma precisa. A internação pode trazer transtornosfísicos e psicológicos imensuráveis, já que junto com ela estão os procedimentosinvasivos, a privação de escolhas, o afastamento e a obrigatoriedade depermanecer em um ambiente intimidador. Diante disso, a técnica daBrinquedoterapia humaniza o ambiente hospitalar, facilitando a adaptação doinfante. Porém é pouco utilizada, principalmente, pela falta de preparo dosprofissionais. Diante disso, o trabalho objetivou discutir a importância doBrinquedo Terapêutico e suas aplicações pelas equipes de saúde através deuma oficina de sensibilização. A primeira etapa consistiu em uma revisãobibliográfica sobre o tema, que serviu como respaldo para o desenvolvimento daoficina com base no método da Prática Baseada em Evidências, com foco naimportância da brincadeira e seus impactos sobre a criança, além do papelindispensável do profissional na sua aplicação. Participaram 12 funcionários dapediatria, enfermeiros e técnicos de enfermagem, do Hospital Santa Lucinda, deSorocaba- SP e contou com exposição teórica, dinâmica de grupo para práticada comunicação e preenchimento de questionários antes e após as atividades.Observou-se, com a análise dos questionários, que 58% das participantes nãotinham informações suficientes sobre a técnica, sendo essa a razão de não autilizarem. 75% reconheceram a importância da brinquedoterapia, e, após aatividade, 83% consideraram que a oficina estimulou e capacitou o uso dessaprática na realidade da pediatria, confirmando a falta de preparo dos profissionaiscomo principal barreira para sua aplicação.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Guedes CC, Spada DR, Hagi KL, Schliemann AL. Brincadeira na pediatria: um assunto sério para discutir e praticar. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 2015Oct.8 [cited 2024Jul.5];17(Supl.). Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/24856