Os desafios enfrentados pela medicina tradicional na atenção à saúde indígena
Keywords:
Saúde de Populações Indígenas, Medicina Tradicional, Atenção Primária à SaúdeAbstract
Introdução: No Brasil os povos indígenas totalizam aproximadamente 897 mil indivíduos, destes, quatro mil são do povo Guarani e vivem no estado de São Paulo. A atenção à saúde indígena e a atenção de saúde tradicional possuem diferenças gritantes, que merecem a elaboração de mais estudos. A principal motivação para a realização desta pesquisa foi o reconhecimento do escasso contato com o estudo da atenção à população indígena presente na grade horária dos cursos de medicina, com foco na FCMS, PUC-SP, onde este estudo foi realizado. Método: utilizado questionário feito através da plataforma Google, resultando em um estudo quantitativo e descritivo, através da análise das respostas pela porcentagem indicada diretamente no formulário da plataforma. Por conta disso, trata-se de um estudo de caráter compreensivo e interpretativo, visto que há respostas descritivas, além de objetivas. Resultados: através do questionário respondido por 105 estudantes de medicina da FCMS, PUC-SP, descobriu-se que 75,2% dos alunos que participaram do estudo relatam não foram expostos ao conteúdo teórico sobre atendimento à saúde indígena. Além disso, 96,2% contam que não se sentem minimamente preparados para atender povos originários. Conclusão: os alunos do curso de medicina da FCMS não são expostos de maneira suficiente a disciplinas sobre saúde indígena, mas reconhecem a importância desse conteúdo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.