Estudo anatômico da situação do plexo braquial à clavícula e sua aplicação clínica
Palabras clave:
lesão, plexo braquial, clavículaResumen
Introdução: O plexo braquial (PB) possui uma configuração complexa e estreita relação com estruturas anatômicas adjacentes, entre elas a clavícula. A relação entre a clavícula e o PB, reside exatamente na região de maior ocorrência de fraturas, o terço médio. Pesquisas indicam que é frequente a ocorrência de lesões neurovasculares como resultado da correção cirúrgica de fraturas do terço médio da clavícula com a utilização de placa e parafusos de osteossíntese. Objetivos: Determinar a distância prevalente do plexo braquial ao terço médio da clavícula. Tal conhecimento é de extrema relevância, uma vez que serve como substrato anatômico para intervenções cirúrgicas seguras sobre essa topografia. Material e Método: A abertura biacromial expõe a clavícula e o PB permitindo a mensuração das distâncias entre os fascículos e a clavícula. Uma régua foi posicionada na região inferior do terço médio da clavícula e direcionada aos fascículos medial, lateral e posterior, verificando-se as distâncias. Resultados: Foram realizadas 32 mensurações, com média de idade 51,4 anos. Conclusão: Não há diferença entre a distância da articulação esternocalvicular e o local de mensuração entre os sexos. Não existe diferença da distância da articulação esternoclavicular ao ponto de mensuração entre os sexos e quanto aos antímeros. Não houve diferença da distância da borda inferior da clavícula ao fascículo lateral e ao medial com relação ao antímero e ao sexo. A distância da borda inferior da clavícula ao fascículo posterior é maior nas mulheres, não havendo diferença entre os antímeros.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.