Ascite meconial - relato de caso
Palabras clave:
recém-nascido, ascite meconialResumen
INTRODUÇÃO: A ascite meconial resultante da perfuração intestinal fetal tem baixa incidência (1:30.000 nascimentos) e elevada mortalidade (50%). Os achados ecográficos fetais incluem ascite e calcificações intra-abdominais. OBJETIVO: Relatar um caso de ascite meconial neonatal no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. METODOLOGIA: Descrição do referido caso e revisão de literatura. RELATO DE CASO: Recém-nascido de J.A.P., masculino, de parto cesáreo por iteratividade em 12/05/2016, cuja mãe com 44 anos, sem intercorrências no pré-natal, negou consanguinidade, vícios e infecções; ultrassonografia obstétrica evidenciou ascite moderada, circunferência abdominal >p95, hepatomegalia e hidrocele. Ao nascimento, idade gestacional 3 8 2 /7 semanas, peso=3630g, comprimento=49 cm, Apgar 8/9. Apresentava abdome globoso, fígado a 4 cm do rebordo costal direito e hidrocele volumosa. Realizada paracentese com saída de 310 ml de líquido esverdeado (meconial). No 5o dia de vida, durante laparotomia, observou-se aderência de alças intestinais, perfuração de íleo terminal a 8 cm da vávula íleo-cecal, sendo realizada ileostomia. O anátomo-patológico de apêndice cecal evidenciou processo inflamatório crônico, neovascularização e fibrose. Paciente recebeu nutrição parenteral por 14 dias; houve progressão da dieta do 6o ao 36o dia de vida, recebendo alta em aleitamento materno e boa recuperação clínica. CONCLUSÃO: A ascite meconial por perfuração intestinal deve ser considerada no diagnóstico diferencial de ascite fetal. O diagnóstico ecográfico pré-natal é fundamental para o prognóstico pós-natal.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.