Etilismo precoce e uso de álcool por adolescentes
intervenção com estudantes do ensino fundamental e médio
Palabras clave:
escola, álcool, etilismo precoce, adolescentes e relações sociaisResumen
De acordo com o panorama de 2021 realizado pelo Centro de Informações sobre Saúde e o Álcool (CISA), 26% dos homens e 14% das mulheres realizam o consumo abusivo do álcool no Brasil e são dependentes. Dessa forma, é possível observar que a utilização do álcool, uma substância psicoativa socialmente aceita e estimulada, é extremamente comum no país, representando assim um problema de saúde pública gravíssima. nesse contexto, é importante ressaltar que o álcool está atrelado diretamente a violência e óbitos, sendo responsável pela maior parte dos acidentes de automóveis, por abuso e assédio familiar e problemas de saúde diversos, como cirrose hepática e tumores. Portanto, além de ser uma substância presente no cotidiano do brasileiro e altamente enraizada em nossa história, o álcool também causa dependência química, tendo uma relação com a violência e hospitalização. com isso, é de suma importância combater o vício e o uso em excesso. Nesse contexto, há uma relação direta entre a idade de início do consumo de álcool e o etilismo: quanto antes ocorrer a utilização, mais fácil se instaura a dependência química e os problemas de saúde são potencializados. De acordo com a pesquisa do “National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism'' sobre o “underage drinking”, quando a experimentação ocorre antes dos 14 anos, há 4 vezes mais chances de se desenvolver a dependência. Além disso, há diversas consequências sociais para o adolescente, como evasão escolar, introdução ao mundo das drogas, gravidez precoce, DST, violência, acidentes, perda de amizades, baixo desempenho escolar e físico. Vale ressaltar que os motivos que levam os adolescentes a consumir álcool se relacionam com o desejo de autonomia, influência do grupo de amigos (pressão e aceitação social), buscar novas experiências sem medir as consequências e abusos familiares. Dessa maneira, é de suma importância conscientizar e promover ações que visem informar os prejuízos precoce do uso precoce de álcool por jovens na faixa etária de 13-19 anos, atuando por meio da influência da escola na formação dos jovens. A partir disso, foi formulado a ideia geral do projeto: realizar uma pesquisa reflexiva sobre o consumo do álcool dos adolescentes e conscientizar os estudantes da escola parceira que trabalharemos. portanto, o presente estudo teve por finalidade informar e aos estudantes do colégio parceiro sobre os malefícios do consumo do álcool e a inicialização do etilismo através de palestras, dinâmicas de grupos e preparo de materiais específicos. Nesse contexto, foi aplicado o questionário Audit-C12 adaptado para a pesquisa, que nos permitiu coletar diversos dados sobre o uso de álcool pelos estudantes e, assim, as informações coletadas foram analisadas e a partir delas foram preparados métodos de intervenção específicos para o Colégio Salesiano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.