Correlação clínico-radiológica dos nódulos de Heberden e Bouchard em Pacientes com osteoartrose de mãos

Autores

  • Gustavo de Camargo Barros Athayde Marcondes
  • Jean Paul Stéphane Robert Oury
  • Pedro Augusto Ramacioti Silva
  • Gilberto Santos Novaes

Resumo

Resumo: A osteoartrose (OA) é uma doença degenerativa das articulações sinoviais com degradação e perda da cartilagem articular. É a mais prevalente das doenças reumáticas articulares1. Este trabalho pretende correlacionar os achados clínicos da presença dos nódulos de Heberden e Bouchard, com os achados radiológicos encontrados nas articulações das mãos nos pacientes com osteoartrose, que estejam em acompanhamento e tratamento no Ambulatório de Reumatologia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Objetivos: Verificar se há ou não correlação entre os achados clínicos dos nódulos de Heberden e Bouchard, com a imagem radiológica das articulações de pacientes com osteoartrose de mãos.

Casuística e Métodos: Foram estudados e avaliados 13 pacientes com diagnósticos de osteoartrose de mãos segundo critérios do Colégio Americano de Reumatologia (ACR)2, e com retorno dos exames radiológicos propostos pelo trabalho.

Resultados encontrados: Nos 13 pacientes estudados neste trabalho foram avaliadas 234 articulações, sendo encontrados nódulos em 184 articulações e 50 sem a presença de nódulos. Sendo que destas 184, em 81 articulações havia concordância do exame clínico com o exame radiológico.

Em conclusão das 234 articulações estudadas, 184 ou 78% apresentavam nódulos, das 184 articulações, 81 ou 44% apresentavam alteração radiológica. A alteração radiológica mais prevalente do estudo foi a redução do espaço subcondral associada à esclerose subcondral representando 51,8% das alterações radiológicas de todo o trabalho. Está claramente demonstrado pelos nossos resultados haver uma associação entre o achado clínico de nódulos de Heberden ou Bouchard e alterações radiológicas em pacientes com osteoartrose de mãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

1.
Marcondes G de CBA, Oury JPSR, Silva PAR, Novaes GS. Correlação clínico-radiológica dos nódulos de Heberden e Bouchard em Pacientes com osteoartrose de mãos. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 27º de outubro de 2014 [citado 19º de dezembro de 2024];16(Supl). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/21000