Avaliação do desenvolvimento motor de bebês com deficiência auditiva

Autores

  • Amanda Brandão Domingues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2845-3696
  • Renata Escorcio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8781-1679
  • Beatriz Castro Andrade Mendes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2141-5582

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2021v23i2a5

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Perda auditiva, Destreza Motora, Transtornos da audição, Recém-nascido, Lactente

Resumo

Objetivo: Avaliar o desenvolvimento motor de bebês de zero a 18 meses com deficiência auditivade qualquer grau ou tipo com a utilização da EMIA. Método: Participaram da pesquisa, sete crianças, nascidas atermo com idade de 0 a 18 diagnosticadas com deficiência auditiva de qualquer tipo ou grau. O desempenho motor foi avaliado por meio da Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA), composta por 58 itens, destes, 21 itens na postura prono, 9 itens em supino, 12 itens em sedestação e 16 itens em bipedestação. Resultados: Observou-se que três crianças apresentaram desempenho motor suspeito e uma apresentou desempenho motor de risco. Dentre estas crianças as posturas com maior dificuldade foram prono, sentado e em pé. Isto evidência que as posturas com maior dificuldade foram aquelas as quais é necessária maior integração sensorial, maior controle postural e equilíbrio. Conclusão: O presente estudo demonstrou que crianças com deficiência auditiva podem apresentar déficits no desempenho motor, principalmente com relação ao controle postural e equilíbrio. A EMIA mostrou-se um instrumento válido para a avaliação do desempenho motor dessa população.

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Biografia do Autor

Amanda Brandão Domingues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - São Paulo (SP), Brasil.

Bacharel em fisioterapia pela Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil

Renata Escorcio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - São Paulo (SP), Brasil.

  Prof.ª Dr.ªdo Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e Fisioterapia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil

Beatriz Castro Andrade Mendes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - São Paulo (SP), Brasil.

  Prof.ª Dr.ªdo Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e Fisioterapia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Domingues AB, Escorcio R, Mendes BCA. Avaliação do desenvolvimento motor de bebês com deficiência auditiva. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];23(2):53-8. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/41813

Edição

Seção

Artigo Original