Achado ultrassonográfico de colo curto em gestações múltiplas
manejo terapêutico
Palavras-chave:
Gravidez Múltipla, Gravidez de Gêmeos, Incompetência do Colo do Útero, Medida do Comprimento Cervical, Trabalho de Parto Prematuro, Complicações na GravidezResumo
Introdução: As gestações múltiplas estão associadas a maiores riscos materno fetais quando comparadas às únicas, influenciando negativamente em um aumento da morbiletalidade perinatal, sobretudo em função da prematuridade. O comprimento cervical diminui naturalmente ao longo da gestação e a velocidade com que isso ocorre é proporcional ao número de fetos. Desse modo, a gemelaridade é fator de risco para colo curto. Atualmente, acredita-se que o achado de encurtamento cervical durante a ultrassonografia de segundo trimestre de gestação seja o melhor preditor de desfecho da prematuridade e por isso, seu rastreamento é de extrema relevância no acompanhamento das gestações e na prevenção do parto prematuro. Embora fundamentada a relação entre a medida do colo reduzida e o risco de prematuridade, ainda não há um consenso na literatura sobre o manejo terapêutico em gestações gemelares, sobretudo com uso de progesterona via vaginal, pessário e a realização da cerclagem. Objetivo: O relato propõe a descrever um caso de colo curto em uma primigesta gemelar de 19 anos. Justificativa: Sua relevância científica está em trazer à discussão divergências de posicionamento quanto às condutas frente a essa condição patológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.