Evolução dos escores de empatia dos estudantes de medicina em instituição com currículo humanista

Autores

  • Jéssica Rodrigues Borges Leão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (PUC-SP)
  • Gabriela Pina Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (PUC-SP)
  • Priscila Mariana de Castro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (PUC-SP)
  • Fernando Antonio de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2024v26a7

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, Educação Médica, Empatia, Educação em Saúde, Profissionalismo

Resumo

Introdução: a literatura médica tem registrado que entre estudantes de medicina, com o evoluir do curso, ocorre decréscimo nos escores de empatia bem como um acréscimo de estresse, sintomas depressivos e esgotamento. Porém há poucos estudos que tenham avaliado como os níveis de empatia se comportam durante a graduação em todos os anos do curso. Objetivo: avaliar como se comportam os escores de empatia dos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS da PUC-SP) em todos os anos letivos. Participantes e Métodos: trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo, experimental (de levantamento). Foram avaliados os níveis de empatia utilizando-se a versão para estudantes da Escala de Jefferson (JSPE-S, Jefferson Scale of Physician Empathy - Student version) em 336 dos 633 estudantes do curso de medicina da FCMS da PUC-SP, do primeiro ao sexto ano. A FCMS da PUC-SP tem um currículo humanístico baseado em metodologias ativas, implantado em 2006. Resultados: o estudo observou que os níveis de empatia entre os alunos do primeiro ao sexto ano da FCMS da PUC-SP mantêm-se estáveis, com valores de 121,1 ± 8,0 (média ± DP). As participantes mulheres apresentam escores de empatia superiores aos estudantes homens (122,6 ± 6,8 vs 118,2 ± 9,1; p < 0,001). Conclusão: o estudo observou que os escores de empatia dos estudantes de medicina da FCMS da PUC-SP mantêm-se estáveis em todos os anos letivos e que as alunas apresentam escores de empatia superiores aos dos alunos.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

1.
Leão JRB, Pina G, Castro PM de, Almeida FA de. Evolução dos escores de empatia dos estudantes de medicina em instituição com currículo humanista. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 29º de maio de 2024 [citado 5º de julho de 2024];26(Fluxo contínuo):e65350. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/65350

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