Avaliação do impacto do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de crianças da rede de ensino de Piracicaba, SP, Brasil

Autores

  • Gabriela Cateb Ramos Universidade Anhembi Morumbi
  • Leonardo Aparecido Motta Mendes Universidade Anhembi Morumbi
  • Carolina Elias Universidade Anhembi Morumbi
  • Juliana Candea Leite dos Santos Universidade Anhembi Morumbi
  • Laura Scott Campos Universidade Anhembi Morumbi
  • Patricia Ucelli Simioni Universidade Anhembi Morumbi https://orcid.org/0000-0002-6951-5040
  • Cecília Oliveira Barbosa Buck Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2024v26a12

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Isolamento social, Desenvolvimento infantil, Mudança social, Fatores econômicos

Resumo

Objetivo: a pandemia de COVID-19 afetou a vida de crianças, em específico o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 na renda familiar, nas atividades didáticas e no aprendizado. Métodos: este artigo trata de um estudo descritivo, analítico e prospectivo, realizado pelo preenchimento de um questionário socioeconômico e de hábitos de vida durante o período de isolamento pelos responsáveis por crianças com idades entre 24 e 72 meses, matriculadas em creches/escolas públicas de Piracicaba, SP, Brasil. Resultados: de um total de 1.763 formulários eletrônicos distribuídos à população-alvo, obteve-se uma taxa de resposta de 72%, com 1.283 indivíduos respondendo ao questionário de forma completa. A coleta de dados mostrou que durante a pandemia, as famílias de 77% das crianças participantes da pesquisa estiveram em isolamento social. Pelos dados relatados, de acordo com os responsáveis, apenas 15% das crianças não apresentaram mudança de comportamento durante a pandemia, embora 63% descreveram que a criança não apresentou alteração de sono. Entretanto, apenas 8% delas pararam de brincar, enquanto a maior parte das crianças entrevistadas mantiveram alguma forma de atividade física durante a pandemia. Cerca de 7% dos responsáveis relataram ter observado dificuldades educacionais, como de aprendizagem, e 11% descreveram observar dificuldades sociais, como de interação dessas crianças. Conclusão: esses achados sugerem que o
isolamento social afetou direta e indiretamente o desenvolvimento infantil de pré-escolares da Rede Pública de Ensino de Piracicaba, SP, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Ucelli Simioni, Universidade Anhembi Morumbi

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Biologia (Imunologia) pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Imunologia no Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes, do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orienta alunos de Treinamento técnico e de mestrado. Dedico-me à Imunologia Básica e Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: imunoregulação, envelhecimento, doenças autoimunes, células dendríticas, envelhecimento e anticorpos monoclonais

Referências

Gurgel AM, Santos CCS, Alves KPS, Araujo JM, Leal VS. Estratégias governamentais para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável no enfrentamento à pandemia de COVID-19 no Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25:4945-6. doi: 10.1590/1413-812320202512.33912020.

Braga AK, Rodovalho JC, Formiga CK. Evolução do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças pré-escolares de zero a dois anos do município de Goiânia (GO). Rev Bras Cresc Desenv Hum. 2011;21(2):230-9. doi: https://doi.org/10.7322/jhgd.20011.

Bastos TBBF, Sousa T de O, Torres AKL, Cardoso HA, Santos AL dos, Nascimento CEM do, Soares FA de F. O impacto de uma era pandêmica e isolamento social na saúde mental: uma revisão integrativa. RSD. 2021;10(1):e41910111905. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11905.

Almeida ILL, Rego JF, Teixeira ACG, Moreira MR. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Rev Paul Pediatr. 2022;40:e2020385. doi: 10.1590/1984-0462/2022/40/2020385.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2002. 100 p. (Série Cadernos de Atenção Básica; n. 11) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

Giacomo IS. A constituição de meios inovadores: uma análise do parque tecnológico de Piracicaba-SP [trabalho de conclusão de curso]. Piracicaba: UNESP; 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/214072.

Kulak LETSL. Impacto do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 no desempenho ocupacional de mães de crianças com desenvolvimento típico e atípico no Brasil [dissertação]. Belo Horizonte: UFMG; 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/53357.

Matheus D, Ferrer AP, Grisi SJ. Impactos econômicos e emocionais da pandemia em famílias de crianças e adolescentes com COVID-19: reflexões para o cuidado integral. Resid Pediatr. 2022;12(1):1-6. doi:10.25060/residpediatr-2022.v12n1-704.

Nunes JR, Barbosa FR, Silva CM, Carvalho FA, Gonçalves LA, Almeida MJ. Impacts of social isolation caused by COVID-19 on families’ daily lives. RSD. 2022;11(10):e588111033216. doi: 10.33448/rsd-v11i10.33216.

Brandão V. O papel do Estado como garantidor de emprego e renda durante a pandemia do novo Coronavírus. Bol FINDE. 2020;ed. Esp.:50-4. Disponível em: https://finde.uff.br/wp-content/uploads/sites/43/2020/05/Relat%C3%B3rio-Finde-01-maio-2020.pdf.

Perlroth NH, Castelo Branco CW. Current knowledge of environmental exposure in children during the sensitive developmental periods. J Pediatr (Rio J). 2017;93(1):17-27. doi: 10.1016/j.jped.2016.07.002.

Grantham-McGregor S, Cheung YB, Cueto S, Glewwe P, Richter L, Strupp B; International Child Development Steering Group. Developmental potential in the first 5 years for children in developing countries. Lancet. 2007;369(9555):60-70. doi: 10.1016/S0140-6736(07)60032-4.

Cardoso DF, Domingues E, Magalhães A, Simonato T, Miyajima D. Pandemia de COVID-19 e famílias: impactos da crise e da renda básica emergencial. Pol Soc. 2021:(28):539-59. doi: 10.38116/bps28/notadepoliticasocial2.

Balbino ES. Pandemia, educação e deficiência: narrativas de pais e professores. Divers J. 2022;7(4):2912-29. doi:10.48017/dj.v7i4.2039.

Rocha RV. A relevância do reforço escolar no enfrentamento dos déficits de aprendizagem durante a pandemia da COVID-19 [trabalho de conclusão de curso]. João Pessoa: UFPB, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25578.

Yamamoto L, Santos EH, Pinto LS, Rocha MC, Kanunfre KA, Vallada MG, et al. SARS-CoV-2 infections with emphasis on pediatric patients: a narrative review. Rev Inst Med Trop São Paulo. 2020;62. doi: 10.1590/S1678-9946202062065.

Yoneyama SM, Lente FA. O brincar e a interdisciplinaridade na aprendizagem após isolamento social no ensino fundamental. Cad Macambira. 2023;7(3):203-9.

Fonseca AA, Carneiro APV, Batista ACFF, Soares WD, Freitas RF, Reis VMCP. Hábitos de vida de escolares durante a pandemia da COVID-19: repercussões no peso corporal. RBONE. 2022;16(103):752-61.

Silva AR. Impacto do confinamento na composição corporal, níveis de sedentarismo e qualidade de vida das crianças, pela perspectiva dos pais e professores [dissertação]. Melgaço: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2022. Disponível: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2753.

Lunardi NMSS, Nascimento A, Sousa JB, Silva NRM, Pereira TGN, Fernandes JSG. Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educ Realid. 20121;46:e106662. doi: 10.1590/2175-6236106662.

Salazar BA. O direito à educação, no contexto da pandemia do coronavírus: consequências do isolamento social no acesso ao ensino por alunos de rede pública [relatório de pesquisa]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2022.

Santos CL, Gomes EG, Silva FAB, Matos JSG. O impacto da pandemia na aprendizagem da matemática nas turmas de 9º ano de 2021 da rede municipal de Canindé. Rev Missioneira. 2022;24(1):21-33. doi: 10.31512/missioneira.v24i1.901.

Downloads

Publicado

2024-09-09

Como Citar

1.
Ramos GC, Mendes LAM, Elias C, Santos JCL dos, Campos LS, Simioni PU, Buck COB. Avaliação do impacto do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de crianças da rede de ensino de Piracicaba, SP, Brasil. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 9º de setembro de 2024 [citado 19º de novembro de 2024];26(Fluxo contínuo):e65452. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/65452

Edição

Seção

Artigo Original