Ambientes Virtuais Imersivos

Autores

  • Donizetti Louro PUC-SP

Resumo

Este ensaio propõe, em uma perspectiva transdisciplinar, evidenciar a construção da imagem por meio da matemática em ambientes virtuais imersivos. Essas construções, dinâmicas e nãolineares, na produção virtual localizam: espaço, tempo e representações imagéticas matemáticas de fronteira, nas quais a negociação e tradução das diferenças, resultantes dos confrontos entre estas, estabelecem um diálogo híbrido, cultural e científico. Para o presente artigo será utilizado o trabalho de Tania Fraga, Arquiteturas Mutáveis, exposto na Fundação Itaú Cultural da Cidade de São Paulo no ano de 2007. Nesta perspectiva, procurou-se fazer uma digressão matemática no processo criativo desta arte computacional interativa. Palavras-chave: matemática comportamental, computação afetiva, virtual, computação estética, imersivo, metaverso. Abstract This essay proposes, in a transdisciplinary perspective, highlight the construction of the image through mathematics in immersive virtual environments. These structures, dynamic and nonlinear, are located on digital production: space, time and imagetical mathematics representations of the border, where the negotiation and differences translation, resulted from the clashes between them, establishing a dialogue hybrid, cultural and scientific. For the present essay will be investigated the work of Tânia Fraga: Mutable Architecture, displayed in the Itaú Cultural Foundation of the City of Sao Paulo in 2007. In this perspective, I made a mathematical digression in the creative process of this interactive computer art. Keywords: behavioral mathematics, affective computing, aesthetic computing, virtual, immersive, metaverse

Biografia do Autor

Donizetti Louro, PUC-SP

Departamento de Computação, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Downloads

Publicado

2009-12-08

Edição

Seção

Artigos