A presença das tecnologias interativas na edução

Autores/as

  • Romero Tori USP, SENAC

Palabras clave:

tecnologias interativas, interatividade, distância, presença, educação

Resumen

As tecnologias interativas, que incluem a realidade virtual, a realidade aumentada e os jogos digitais, entre outras formas de se prover interatividade via sistemas computacionais, já fazem parte não apenas do cotidiano das pessoas que nasceram e cresceram em um mundo informatizado, como de grande—e crescente—contingente daquelas que souberam se adaptar à evolução tecnológica e dela se apropriar. Não fossem os inegáveis benefícios que tais tecnologias podem trazer para a educação, seu uso já se justificaria pela simples necessidade de a escola refletir a realidade cultural de seus alunos. É, portanto, mais do que oportuno que se discuta o papel das tecnologias interativas na educação, seja em atividades virtuais ou presenciais. No entanto, para que essa discussão seja mais produtiva, faz-se necessário que se compreendam alguns conceitos fundamentais e como essas tecnologias podem interferir nas percepções de distância, interatividade e presença. Este artigo busca contribuir neste sentido, apresentando e discutindo tais conceitos.