Ensino de linguagens formais e autômatos em cursos superiores de computação
Résumé
Linguagens formais e autômatos é uma disciplina fundamental dos cursos superiores da área de computação, especialmente daqueles que apresentam ênfase na formação científica do aluno, como é o caso dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e de vários cursos de Engenharia de Computação. Ela faz parte do núcleo denominado “Fundamentos da Computação” (conforme o currículo de referência da Sociedade Brasileira de Computação [1]), e contempla tópicos que, normalmente, são considerados, pelos alunos, excessivamente áridos, abstratos, complexos e desvinculados da sua futura realidade profissional, o que contribui para reduzir o interesse e a motivação pelo seu aprendizado. O objetivo do presente artigo é refletir sobre os conteúdos programáticos usualmente adotados para o ensino do seu conteúdo, oferecendo alternativas que possam contribuir para uma melhor assimilação dos tópicos da disciplina. Inicialmente é feita uma análise da enfoque comumente adotado para a construção e o desenvolvimento do referido conteúdo. A seguir, apresentam-se propostas que possam contribuir para uma maior motivação dos alunos para o estudo da disciplina, assim como para uma aprendizagem mais eficiente. Palavras-chave: linguagens formais, autômatos, ensino, aprendizagem. Abstract Formal languages and automata theory is a fundamental discipline in undergraduate computer programs, specially those with emphasis in the scientific education of the student, such as Computer Science and Computer Engineering . The discipline belongs to the kernel known as “Foundations of Computing” (according to the Brazilian Computer Society [1]), and contains a body of knowledge which is normally considered, by its students, as highly abstract, complex and unrelated to their future professional activities, thus reducing their interest and motivation for its study. The objective of the present article is to reflect upon common practices adopted in the development of its contents, presenting some alternatives that may contribute for a better absorption of the discipline. It starts with an analysis of the most usual approaches adopted, and then presents proposals that might contribute for a higher degree of motivation of the students, as well as for a more efficient learning process. Keywords: formal languages, automata, teaching, learning.Téléchargements
Publié-e
2009-12-08
Numéro
Rubrique
Artigos