A contribuição do líder à educação corporativa e percepção de aprendizado e desenvolvimento dos empregados: o caso de uma empresa prestadora de serviços financeiros

Autores

  • Silvia Gattai Universidade Metodista de São Paulo
  • Rodrigo Cunha da Silva Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
  • André Laizo dos Santos Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6495

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o papel das lideranças na educação corporativa e o conseqüente impacto na percepção do aprendizado e desenvolvimento dos empregados. Essa investigação foi realizada por meio do levantamento de dados secundários no banco de dados da pesquisa das Melhores Empresas para você Trabalhar de 2010. Para efeito deste artigo, no universo de organizações onde os líderes são responsáveis pelo processo de aprendizagem dos empregados, foi selecionada uma empresa prestadora de serviços financeiros , com o objetivo de analisar as características  do papel e as competências requeridas do líder no desenvolvimento das ações de educação corporativa. Essa relação foi constatada a partir do processo de conciliação teórica entre construtos apresentados no artigo e a base teórica utilizada na seleção das afirmativas respondidas pelos empregados.

Biografia do Autor

Silvia Gattai, Universidade Metodista de São Paulo

Professora Associada da Faculdade de Gestão e Serviços na Universidade Metodista de São Paulo e doutoranda em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo- FEA/USP.

Rodrigo Cunha da Silva, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduado em administração de empresas pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID e mestrando em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo- FEA/USP.

André Laizo dos Santos, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação e é mestrando em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo- FEA/USP, também exerce a função de consultor de empresas.

Downloads

Publicado

2011-08-11

Edição

Seção

Artigos