GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: AVALIAÇÃO DE UM MODELO IMPLEMENTADO NUMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR PETROQUÍMICO

Autores

  • Heliani Berlato dos Santos FEA-USP
  • Luciano Venelli Costa UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
  • José Antonio Monteiro Hipólito FIA
  • Simone Guedes FACULDADE ARAGUAIA

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9345

Resumo

Este artigo propõe-se a estudar o caso de uma empresa brasileira do setor petroquímico, que implementou um modelo de gestão por competências no ano de 2001. O objetivo do estudo foi avaliar em que grau as mudanças no ambiente da indústria petroquímica, implicaram na necessidade de substituição ou revisão do modelo, bem como analisar sua eficácia na gestão de carreiras – dimensão central na operacionalização de um modelo de gestão por competências. A pesquisa baseou-se em levantamento de dados por fontes secundárias e entrevistas semi-estruturadas com dez funcionários da empresa, nos níveis de coordenação, gerência, diretoria e também da área de Recursos Humanos. Em linhas gerais, pôde-se constatar que o modelo continua adequado para o período atual, porém há a necessidade de ajustes pontuais para adequá-lo às mudanças organizacionais. Merece destaque a importância da capacitação dos funcionários e gestores para o melhor aproveitamento do modelo e das oportunidades de desenvolvimento existentes. Os resultados obtidos com este estudo podem ser úteis para consolidar o entendimento sobre a aplicação do modelo de gestão por competências, bem como para subsidiar a reflexão de organizações em cenários similares sobre os pontos de atenção na consolidação de novos modelos de Gestão de Pessoas.

Biografia do Autor

Heliani Berlato dos Santos, FEA-USP

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e doutorado em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade FEA/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Metodologia.

Luciano Venelli Costa, UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Formado em Engenharia Elétrica pela FEI, e em Administração pela Univ. Metodista de São Paulo. Doutorado em Administração com o tema "Gestão de Carreiras" pela FEA-USP, em 2011. Atualmente, professor titular do PPGA da Univ. Metodista de São Paulo e orientador de monografias da Pós Lato Sensu da FIA (Fundação Instituto de Administração).

José Antonio Monteiro Hipólito, FIA

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Professor e consultor pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e sócio da consultoria GROWTH Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, tendo realizado centenas de projetos voltados ao aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas para grandes organizações.

Simone Guedes, FACULDADE ARAGUAIA

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Administração de Empresas (UCG). Professora da Faculdade Araguaia. Consultora na área da propriedade intelectual.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Edição

Seção

Artigos