Como as âncoras de carreira de Edgar Schein influenciaram na escolha da carreira feita por alunos de uma universidade do interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v7i1.32651Keywords:
Âncoras de Carreira, Gestão de Pessoas, Discentes, GeraçõesAbstract
Este estudo tem como objetivo mostrar as âncoras de carreiras mais presentes dentro de cada geração. As amostras de pesquisas foram coletadas entre estudantes de uma universidade do interior de São Paulo e compreendem as gerações X, Y e Z. O grupo pesquisado foi de 233 alunos do quinto e sétimo semestre do curso de Administração e houve um retorno de 100% dos questionários enviados. A aplicação da pesquisa se deu entre os meses de abril e junho, os pesquisados foram encaminhados ao laboratório de informática da instituição de ensino onde foram preenchidos os questionários e suas respostas foram encaminhadas por e-mail. A pesquisa também aponta o gênero sexual dos entrevistados e é do tipo descritiva-analítica, foi utilizado um questionário fechado contendo quarenta perguntas. É importante analisar as âncoras mais presentes em cada geração e se há diferenças entre os gêneros sexuais, pois isto pode contribuir para um melhor entendimento do desenvolvimento das carreiras e também pode ajudar na diminuição de conflitos entre líderes e colaboradores, uma vez que o entendimento das âncoras em confronto com as características de cada geração leva a melhores maneiras de interação entre líderes e colaboradores.Downloads
Published
2017-04-24
Issue
Section
Artigos
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).