Traços, comportamentos e contextos: desenvolvimento de líderes em ONG, a “experiência SIFE” no Centro Universitário do Pará
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6565Abstract
O tema da liderança é objeto de atenção e ação em diversos tipos de organizações, entre essas, as não governamentais voltadas para universitários. O objetivo do artigo é avaliar o desenvolvimento de lideranças promovido pela Students in Free Enterprise – SIFE, ONG voltada para alunos do ensino superior em todo mundo. Avaliamos a “experiência SIFE” no Centro Universitário de Pará, em Belém – CESUPA -, no período 2009/2010. A metodologia consistiu de revisão bibliográfica da literatura sobre liderança e da realização de entrevistas com os coordenadores do time CESUPA na SIFE Brasil. As entrevistas apontaram para o uso complementar das diferentes teorias da liderança na “experiência SIFE” e para o sucesso da mesma na formação dos líderes, na opinião dos entrevistados.Downloads
Published
2011-08-11
Issue
Section
Artigos
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).