Processo sucessório na governança de organizações familiares: um estudo exploratório nas “Mehores Empresas"
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v4i1.19416Palabras clave:
processo sucessório, governança, organizações familiaresResumen
Este artigo se propõe a levantar práticas por meio das quais organizações familiaresenfrentam o desafio da sucessão dos seus profissionais. Para o cumprimento desseobjetivo foi realizada uma pesquisa exploratória de levantamento de práticas relativas aoplanejamento sucessório entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil. Como intuito de levantar as principais características do planejamento sucessório adotadas pelasorganizações familiares, foi realizada uma pesquisa de levantamento exploratória. Para arealização das análises do presente trabalho, foram consideradas as ações de Dutra (2010)para estruturação do planejamento sucessório. Em síntese, a literatura evidencia que emboraa sucessão constitua evento de fundamental importância para a continuidade dos negócios esobrevivência das empresas familiares, ela poderá tornar-se traumática, se não for conduzidade forma racional, o que demonstra a necessidade de tal processo se desenvolver através deplanejamento cuidadoso e racional, que procure levar em conta a ampla gama de fatores queo afetam. No caso das empresas familiares, nota-se o desafio de considerar as questõesemocionais e afetivos na discussão do planejamento sucessório. Constatou-se pouca atençãoaos aspectos emocionais do processo sucessório nas organizações familiares.Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).