PLANEJAMENTO DE CARREIRA DE FORMANDOS E RECÉM-FORMADOS DO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Bruna Benini dos Reis Centro Universitário UNIVATES
  • Liciane Diehl Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32752

Palabras clave:

Planejamento de carreira. Ensino superior. Mercado de trabalho.

Resumen

O presente estudo teve o objetivo de analisar como os estudantes de ensino superior e recém-formados planejam as suas carreiras profissionais. Assim, foram realizadas oito entrevistas com esse público-alvo, caracterizando o estudo como qualitativo. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, que abordaram quatro categorias: Formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho; Planejamento de carreira; Responsabilidade pela carreira; Percepções do atual mercado de trabalho. Os resultados mostram que o mercado de trabalho exige qualificação e competências, o que coloca o planejamento de carreira como um recurso fundamental para que os jovens enfrentem um contexto extrema competitividade.

Biografía del autor/a

Bruna Benini dos Reis, Centro Universitário UNIVATES

Bacharela em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIVATES.

Liciane Diehl, Centro Universitário UNIVATES

Professora e Coordenadora do curso de Gestão de RH do Centro Universitário UNIVATES. Dotoranda em Psicologia. Ms. Psicologia Social. Esp. Gestão Estratégica de Pessoas.

Número

Sección

Artigos