Processo de decisão de carreira de alunos de curso superior: avaliação e teste de um modelo explicativo
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v10i3.44493Palabras clave:
Decisão de Carreira, Autoconceito, Autoeficácia Profissional.Resumen
O objetivo desse trabalho é o de adaptar e de testar um modelo para mensurar e explicar o processo de decisão de carreira dos alunos universitários. Foi realizada uma pesquisa descritiva por meio de um survey com os alunos de uma IES. Todas as hipóteses do trabalho são confirmadas e que o autoconceito, a autoeficácia profissional e comportamento exploratório influenciam positivamente e significativamente o processo de decisão de carreira dos alunos. A quase maioria dos estudantes (49%) tem como projeto continuar os estudos, o que pode indicar a dependência da educação continuada como meio para a complementação da carreira.
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).