Cultura de aprendizagem e desempenho organizacional em uma empresa pública
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v10i3.45153Palabras clave:
Cultura Organizacional, Cultura de Aprendizagem, Desempenho Organizacional.Resumen
Este estudo objetivou analisar a influência da cultura de aprendizagem no desempenho organizacional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa junto a empregados de uma empresa pública estadual. Baseou-se em Yang (2003), adotando-se o Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (Dloq). Para a análise dos dados utilizam-se técnicas multivariadas, como análise fatorial e regressão logística. Os resultados apontam que as dimensões da cultura de aprendizagem que mais influenciam as dimensões do desempenho organizacional são, principalmente, as dimensões Colaboração e aprendizagem em equipe influenciando a dimensão Desempenho do conhecimento e dimensão Delegação de poder e responsabilidade influenciando a dimensão Desempenho financeiro.
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).