Gestão de carreiras criativas, identidade e liderança coletiva: a visão compartilhada do BaianaSystem

Autores/as

  • Roberto Guanabara Calasans Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Davel Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v11i1.47208

Palabras clave:

Carreiras criativas. Identidade organizacional. Liderança coletiva.

Resumen

A identidade valoriza as carreiras criativas, auxilia na compreensão sobre um indivíduo e possibilita o alcance de objetivos. Este artigo busca fundamentar, descrever e discutir conhecimentos sobre a identidade na gestão de carreiras criativas, propondo o relacionamento entre as dimensões da imagem, cultura e visão. A pesquisa, qualitativa segundo o método biográfico, enfocou o setor musical e a carreira do BaianaSystem, considerando o impacto da liderança coletiva. Os resultados demonstram o valor da identidade na gestão de carreiras criativas, considerando a liderança coletiva e contribuindo para os estudos sobre economia criativa.

Biografía del autor/a

Roberto Guanabara Calasans, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (BA) com MBA em Gestão Empresarial pela DeVry Brasil. Atuação em empresa de consultoria, com realização de trabalhos nas áreas de Planejamento Estratégico, Reestruturação Organizacional, Mapeamento e Redesenho de Processos, entre outros.

Eduardo Davel, Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

Publicado

2021-01-04