A Transição de Carreira de Executivos Seniores para Carreira Empreendedora
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v1i2.8882Resumen
A proposta deste artigo foi verificar se há relação entre a decisão de empreender do executivo sênior com a âncora de carreira criatividade empreendedora, uma das oito “Âncoras de Carreira” propostas por Schein (1996). Foi utilizada uma amostra intencional de indivíduos que passaram por um processo de orientação de carreira pela empresa de consultoria DBM e tomaram a decisão de empreender.
O estudo fundamentou-se na dificuldade que o profissional sênior, acima de 50 anos, encontra para se recolocar no mercado formal de trabalho, fazendo com que ele avalie outras opções de carreira, dentre elas o empreendedorismo.
Por meio da análise dos resultados das “Âncoras de Carreira” destes indivíduos, obtidas por ocasião do processo de orientação de carreira na consultoria DBM, foi avaliada a convergência de opiniões em relação às oito âncoras e se houve incidência maior na âncora que avalia a criatividade empreendedora. Os resultados mostraram que há predomínio da âncora criatividade empreendedora para os profissionais que optaram por negócio próprio e também da âncora técnica funcional e gerência geral o que pode indicar a influência do ambiente corporativo na trajetória profissional destes indivíduos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).