GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: AVALIAÇÃO DE UM MODELO IMPLEMENTADO NUMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR PETROQUÍMICO
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9345Resumen
Este artigo propõe-se a estudar o caso de uma empresa brasileira do setor petroquímico, que implementou um modelo de gestão por competências no ano de 2001. O objetivo do estudo foi avaliar em que grau as mudanças no ambiente da indústria petroquímica, implicaram na necessidade de substituição ou revisão do modelo, bem como analisar sua eficácia na gestão de carreiras – dimensão central na operacionalização de um modelo de gestão por competências. A pesquisa baseou-se em levantamento de dados por fontes secundárias e entrevistas semi-estruturadas com dez funcionários da empresa, nos níveis de coordenação, gerência, diretoria e também da área de Recursos Humanos. Em linhas gerais, pôde-se constatar que o modelo continua adequado para o período atual, porém há a necessidade de ajustes pontuais para adequá-lo às mudanças organizacionais. Merece destaque a importância da capacitação dos funcionários e gestores para o melhor aproveitamento do modelo e das oportunidades de desenvolvimento existentes. Os resultados obtidos com este estudo podem ser úteis para consolidar o entendimento sobre a aplicação do modelo de gestão por competências, bem como para subsidiar a reflexão de organizações em cenários similares sobre os pontos de atenção na consolidação de novos modelos de Gestão de Pessoas.Descargas
Publicado
2012-04-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).