AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES: AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES

Autores

  • Giovanna Cazanova Bavaresco Uniritter
  • Julice Salvagni UFRGS/UNIRITTER

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i3.23029

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Liderança, Empresas de Telecomunicações.

Resumo

Este estudo avaliou a percepção dos gestores que atuam no setor de Telecomunicações, sobre a utilização da ferramenta avaliação de desempenho no processo de desenvolvimento dentro da organização. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro gestores de uma empresa do setor de telecomunicações de Porto Alegre, entrevistas essas que foram submetidas à análise de conteúdo. Verifica-se, a partir dos dados obtidos, que utilização da ferramenta avaliação de desempenho não contribui para o desenvolvimento do gestor dentro da organização. Em razão do dinamismo do setor, o líder acaba engessado pelas próprias exigências da organização, que por sua vez não se mostra preocupado com o desenvolvimento do seu colaborador, gerando, consequentemente, sofrimento psicossocial.

Biografia do Autor

Giovanna Cazanova Bavaresco, Uniritter

Psicóloga e Especialista em Gestão de Pessoas.

Julice Salvagni, UFRGS/UNIRITTER

Doutoranda em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011), Especialista em Gestão Empreendedora (Ftec- 2009) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atuou como docente da Universidade de Caxias do Sul e como psicóloga clínica e do trabalho. Atualmente é professora dos cursos de pós-graduação em Negócios da Uniritter.

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Publicado

2016-01-27

Edição

Seção

Artigos