O ser criativo e o ambiente organizacional: uma reflexão acerca dos elementos que proporcionam um ambiente favorável à criatividade

Autores

  • Cristiano Max Pinheiro Universidade Feevale
  • Milena Cherutti Universidade Feevale
  • Vânia Gisele Bessi Universidade Feevale
  • Maria Cristina Bohnenberger Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v15i2.62201

Palavras-chave:

Criatividade, Cultura organizacional, Modelo componente

Resumo

Mudanças econômicas têm alterado estruturas com a emergência de uma nova sociedade (criativa), a qual influencia uma nova cultura e, consequentemente, um novo estilo de vida. A criatividade emerge como condição para a criação de novos modelos de negócios e, também, mudanças nos processos organizacionais, influenciando na cultura das empresas. Em vista disso, têm-se como questão norteadora desta pesquisa: dado o cenário da Indústria Criativa e a ascensão do ser criativo, como a cultura organizacional se insere no modelo componente da criatividade individual de Amabile? Através de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, obteve-se uma reflexão teórica acerca da gestão da cultura organizacional para favorecer um ambiente favorável à criatividade.

Referências

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações. RAE - Revista de Administração de Empresas, vol. 38, n. 2, 1998.

AMABILE, T.M. Social psychology of creativity: A consensual assessment technique. Journal of Personality and Social Psychology, 43, 997-1013. 1982.

AMABILE, T.M. The social psychology of creativity. New York: Springer-Verlag. 1983a.

AMABILE, T.M. Social psychology of creativity: A componential conceptualization. Journal of Personality and Social Psychology, 45, 357-377. 1983b.

AMABILE, T.M. Motivation and creativity: Effects of motivational orientation on creative writers. Journal of Personality and Social Psychology, 48, 393-399. 1985.

AMABILE, T.M; HENNESSEY, Beth A. Creativity. The Annual Review of Psychology. 569–98. 2010.

BODEN, Margaret A. THE CREATIVE MIND: Myths and mechanisms. This edition was published in the Taylor & Francis e-Library, 2004.

CARVALHAL, F.; MUZZIO, H. Economia Criativa e Liderança Criativa: uma Associação (IM) Possível? REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 21, n. 3, p. 659-688, 2015.

FLORIDA, Richard L. A ascensão da classe criativa / Richard Florida; tradução de Ana Luiza Lopes. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed – São Paulo: Atlas. 2008.

HOWKINS, John. Economia Criativa: Como ganhar dinheiro com ideias criativas. Tradução de Ariovaldo Griesi. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2013.

LUBART, Todd I. Models of the Creative Process: Past, Present and Future, Creativity Research Journal, 13:3-4, 295-308, 2001. DOI: 10.1207/S15326934CRJ1334_07

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 2007.

MUZZIO, Henrique. Indivíduo, Liderança e Cultura: Evidências de uma Gestão da Criatividade. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, art. 6, pp. 107-124, Jan./Fev. 2017.

MUZZIO, Henrique; JUNIOR, Fernando Gomes de Paiva. Gestão na Economia Criativa e a Identidade do Indivíduo Criativo Inovador: Em Busca de uma Convergência. XXXVIII Encontro da ANPAD. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: RJ, 2014.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. [30. ed.]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César. Metodologia do Trabalho Científico [recurso eletrônico]: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

SIMONTON, Dean Keith. Creativity: Cognitive, Personal, Developmental, and Social Aspects. American Psychological Association, Vol. 55, No. 1, 151-158, January, 2000.

STERNBERG, Robert J. The Nature of Creativity. Creativity Research Journal, Vol. 18, No. 1, 87–98. 2006.

WALLAS, G. The art of thought. New York: Harcourt Brace. 1926.

Publicado

2025-05-05

Como Citar

Pinheiro, C. M., Cherutti, M., Bessi, V. G., & Bohnenberger, M. C. (2025). O ser criativo e o ambiente organizacional: uma reflexão acerca dos elementos que proporcionam um ambiente favorável à criatividade. Revista De Carreiras E Pessoas, 15(2), 214–227. https://doi.org/10.23925/recape.v15i2.62201

Edição

Seção

Artigos