Cenas publicitárias do “pós-consumismo”

Auteurs

  • Carlos Alfeld São Paulo, PUC-SP, Centro de Pesquisas Sociossemióticas

DOI :

https://doi.org/10.23925/2763-700X.2021n2.56797

Mots-clés :

consumo, paradoxo, pós-consumismo, valor

Résumé

Neste trabalho a publicidade é compreendida como parte integrante do social e o seu acesso, em forma de filmes publicitários, é amplamente realizado pelos consumidores no Brasil e em diversos países via smartphones conectados em redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Instagram. O que nos interessa principalmente é ressaltar por meio da análise dos filmes publicitários das marcas Heinz e Heineken os aspectos paradoxais e às vezes até contraditórios, ou mesmo absurdos, de uma nova variante do discurso publicitário. No decorrer do artigo, apresentamos como a adoção de uma estratégia de persuasão basicamente paradoxal — arquitetada em fazer consumir algo “após” o consumo propriamente dito do que é anunciado — determina a aparição de “novos” temas, “novas” estratégias de figurativização e a exploração de outros recursos expressivos na publicidade atual.

Références

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Landowski, Eric, A sociedade refletida, São Paulo, EDUC/Pontes, 1992.

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Rodrigues, Carlos Alfeld, Sociossemiótica dos filmes publicitários na TV, YouTube, Facebook e Instagram, Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, São Paulo, 2021.

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Publiée

2021-12-22

Comment citer

Alfeld , C. (2021). Cenas publicitárias do “pós-consumismo”. Revista Acta Semiotica, (2), 266–275. https://doi.org/10.23925/2763-700X.2021n2.56797

Numéro

Rubrique

Forum-dossier : Quelques paradoxes du « post- » consumérisme