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Auteurs

  • Giulia Ceriani Università di Bergamo, baba consulting, Milano

DOI :

https://doi.org/10.23925/2763-700X.2021n2.56798

Mots-clés :

consommation, consumérisme, liquidité, stratégie

Résumé

Considerando o esvaziamento semântico do prefixo pós-, o artigo propõe um conceito de pós-consumismo que não seja um simulacro de renovação ou um disfarce para a incapacidade de distingui-lo de um pré-consumismo. O trabalho analisa os sentidos do prefixo e seus usos contemporâneos, mostra a que se refere o pós-consumismo, individua esse estágio em relação a outros momentos da historicidade do consumo e, por fim, aventa as transformações pelas quais passará o fenômeno. Em sua posição pós-, o consumismo requer um ajustamento para a manutenção do equilíbrio econômico e funciona como estágio intermediário em direção a modos por enquanto impraticáveis no contexto de uma economia de mercado. Para desenvolver essas reflexões, o trabalho convoca o modelo dos regimes de interação de Eric Landowski e as discussões sobre pós-modernidade de J.-F. Lyotard, J. Baudrillard, Z. Bauman, J. Derrida, M. Maffesoli e G. Vattimo.

Références

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Publiée

2021-12-22

Comment citer

Ceriani, G. (2021). Post ?. Revista Acta Semiotica, (2), 276–281. https://doi.org/10.23925/2763-700X.2021n2.56798

Numéro

Rubrique

Forum-dossier : Quelques paradoxes du « post- » consumérisme