A pandemia é uma questão de espaço
DOI :
https://doi.org/10.23925/2763-700X.2021n2.56800Mots-clés :
actant, acteur collectif, anti-sujet, compétence, contagion, covid-19, espace, manipulation, modalités (pouvoir, vouloir), programmation, sujet, vouloirRésumé
A Semiótica do espaço foi originalmente concebida visando dar conta do sentido percebido pelas pessoas que se movem no espaço organizado pelos elementos arquitetônicos. A pandemia de Covid-19 propõe outro tipo de problema, visto que os seres humanos são passivos, enquanto o agente ativo é um vírus que se move de um corpo humano ao outro. O vírus deve ser analisado como um sujeito sintáxico, para quem os corpos humanos surgem como lugares cujo acesso é defendido por barreiras eficientes (pele), enquanto as aberturas de entrada (nariz, boca, olhos) têm atributos condicionais. O vírus sai dos corpos após a sua duplicação. Essa duplicação apresenta uma nova problemática semântica na identificação de um ator coletivo que atua como sujeito.
Références
Greimas, Algirdas J., “Analyse sémiotique d’un discours juridique. La loi commerciale sur les sociétés et les groupes de société”, Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris, 1970, republicado em A.J. Greimas, Sémiotique et sciences sociales, Paris, Seuil, 1976.
— “Les acteurs, les actants et les figures”, in Cl. Chabrol et J.-Cl. Coquet, Sémiotique narrative et textuelle, Paris, Larousse, 1973, republicado em A.J.Greimas, Du Sens II, Paris, Seuil, 1983.
— et Joseph Courtés, Sémiotique. Dictionnaire raisonné des sciences du langage, Paris, Hachette, 1979.
Hammad, Manar, Lire l’espace, comprendre l’architecture, Paris, Geuthner, 2006.
— “Les parcours, entre manifestations non-verbales et métalangage sémiotique”, Actes Sémiotiques, 111, 2008.
— Sémiotiser l’espace, interpréter architecture et archéologie, Paris, Geuthner, 2013.
Kucharski, Adam, The rules of contagion, Londres, Profile Books, 2020.
Landowski, Eric, Les interactions risquées, Limoges, Pulim, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.