L’improvvisazione come forma di aggiustamento programmato
DOI:
https://doi.org/10.23925/2763-700X.2022n4.60280Palavras-chave:
ajustement programmé, compétence improvisation, processus créatifsResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre as práticas de improvisação, tanto na esfera cotidiana, na qual improvisar é necessário para reorientar uma situação quando ocorre um evento inesperado, quanto na esfera da criação e, em particular, na performance do jazz, na qual ela permite responder a um dado sistema de expectativas, sem resolver ou negar a descontinuidade inesperada mas tornando-a esteticamente produtiva ao manter a própria descontinuidade aberta, relançando-a continuamente num processo de negação e afirmação. A partir desta reflexão, o artigo propõe uma rearticulação do modelo dos regimes interacionais elaborado por E. Landowski, sugerindo a ideia de um ajustamento programado.
Referências
Attali, Jacques, Peut-on prévoir l’avenir ?, Paris, Fayard, 2015.
Bateson, Gregory, Steps to an Ecology of Mind. Collected Essays in Anthropology, Psychiatry, Evolution, and Epistemology, Chicago, The Universiy of Chicago Press, 2000.
Bertinetto, Elesssandro, “‘Mind the Gap’. L’improvvisazione come azione intenzionale”, Itinera, 10, 2015.
Bourdieu, Pierre, Esquisse d’une théorie de la pratique (1972), Paris, Seuil, 2000 ; trad. it. Per una teoria della pratica, Cortina, Milano, 2003.
Brandt, Per Aage, “La petite machine de la musique”, Acta Semiotica, II, 3, 2022.
Cavalletti, A., 2005, Sicurezza urbana. La città biopolitica. Mitologie della sicurezza, Milano, Bruno Mondadori.
Derrida, Jacques, “Firma Evento Contesto”, Limited Inc, Evanston, Northwestern University Press ; trad. it, Limited Inc, Milano, Cortina, 1997.
Elias, Norbert and Eric Dunning, Quest for Excitement : Sport and Leisure in the Civilizing Process, Oxford, Blackwell, 1986.
Fabbri, Paolo, “Turbolenze. Determinazione e impredicibilità”, in T. Migliore (a cura di) Incidenti ed esplosioni. A.J. Greimas, J.M. Lotman per una semiotica della cultura, Roma, Aracne Editrice, 2010.
— L’efficacia semiotica. Risposte e repliche, Milano, Mimesis, 2017.
— Biglietti d’invito per una semiotica marcata, Milano, Mimesis, 2021.
Floch, Jean-Marie, Identités visuelles, Paris, P.U.F., 1995 ; trad. it., Identità visive, Milano, FrancoAngeli, 1997.
Gumprecht, Hans Ulrich, In Praise of Athletic Beauty, Harvard, Harvard University Press, 2006.
Jankélévitch, Vladimir, La morte (1966), Torino, Einaudi, 2009.
Lancioni, Tarcisio, “Us and its Body” in I. Pezzini (a cura di), Paolo Fabbri. Unfolding Semiotics. Pour la sémiotique à venir, Punctum. International Journal of Semiotics – Semiotics Monographs, 1, 2021.
Landgraf, Edgar, Improvisation as art, New York, Bloomsbury, 2011.
Landowski, Eric, Les interaction risquées, Limoges, Pulim, 2005 ; trad. it. Rischiare nelle interazioni, Milano, FrancoAngeli, 2010.
— “Vettura e pittura : dall’utilizzo alla pratica”, in S. Jacoviello, T. Lancioni, A. Mengoni e F. Polacci, Testure. Scritti seriosi e schizzi scherzosi per Omar Calabrese, Siena, Protagon, 2009.
— “Avere presa, dare presa”, Lexia, 3-4, 2009.
— “Jacques-le Juste”, Actes Sémiotiques, 115, 2012.
— “Plaidoyer pour l’esprit de création”, Semiotika (Vilnius), 16, 2021.
Lanzara, Giovan Francesco, “Le organizzazioni effimere in ambienti estremi : genesi e strategie di intervento”, Capacità negativa. Competenza progettuale e modelli di intervento nelle organizzazioni, Bologna, Il Mulino, 1993.
Lévi-Strauss, Claude, La pensée sauvage, Paris, Plon, 1962 ; trad. it., Il pensiero selvaggio, Milano, Il Saggiatore, 1964.
Lotman, Juri M., La cultura e l’esplosione, Milano, Feltrinelli, 1992.
Lyng, Stephen, “Edgework. A social psychological analysis of voluntary risk taking”, American journal of sociology, 95, 4, 1990.
Marrone, Gianfranco, Dilettante per professione, Palermo, Torri del vento, 2015.
Ryle, Gilbert, The concept of mind, Chicago, University of Chicago Press, 1949.
Santoro, Gene, Myself When I Am Real : The Life and Music of Charles Mingus, Oxford, Oxford University Press, 2001.
Sedda, Franciscu, “Logiche della turbolenza”, Versus, 2, 2021.
— “Forme e ritmi dell’imprevedibile”, Acta Semiotica, II, 3, 2022.
Sparti, Davide, On the edge. A frame of analysis for improvisation, in George Lewis & Ben Piekut (a cura di), The Oxford Handbook of Critical Improvisation Studies, Oxford, Oxford University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.


