Panorami al futuro : Fondazione Prada e la musealizzazione del brand
DOI:
https://doi.org/10.23925/2763-700X.2024n7.67259Palavras-chave:
futur, hybridation (discursive), Prada (fondation), espaces (d’exposition), tendanceResumo
Museificação da marca. — Ao analisar os espaços da Fundação Prada, em Milão, o artigo explora algumas tendências atuais no mundo das marcas, mostrando como a marca extende seu campo de acão, não apenas enquanto empresa de alta costura mas também como um mecena que, além de suas coleções, oferece obras de arte a um largo público. Os espaços de exposição, un lugar híbrido no qual várias vozes se manifastam, situam-se numa antiga destilaria dos anos 1900, cuja resemantização levanta questões relativas ao modo como as funções iniciais seguem agindo no presente. O espaço urbano circundante também é mostrado como objeto de tranformações em razão da presença da Fundação.
Referências
Bertrand, Denis, Précis de sémiotique littéraire, Paris, Nathan, 2000 ; it. trans. Basi di semiotica letteraria, Roma, Meltemi, 2002.
Bertrand, Denis, “Futur ou Futur antérieur? Quelle temporalité politique ?”, E/C, 32, 2021.
Ceriani, Giulia, “Divenire, diventare. Trasformazione e cambiamento”, Acta Semiotica, III, 6, 2023.
Ceriani, Giulia, Hot spots e sfere di cristallo, Milano, FrancoAngeli, 2007.
Certeau, Michel de, L’invention du quotidien. Arts du faire, Paris, Gallimard, 1990 ; it. trans. L’invenzione del quotidiano, Roma, Edizioni Lavoro, 2001.
Coquet, Jean-Claude, Le istanze enuncianti. Semiotica e fenomenologia, Paolo Fabbi (a cura di), Milano, Mondadori, 2008.
Deleuze, Gilles e Félix Guattari, Mille plateaux. Capitalisme et schizophrénie, Paris, Minuit, 1980 ; it. trans. Mille piani, Roma, Istituto della Enciclopedia italiana, 1987.
Floch, Jean-Marie, Identités visuelles, Paris, P.U.F., 1995 ; it. trans. Identità visive, Milano, FrancoAngeli, 1997.
Fontanille, Jacques, “Présences du futur. L’expérience de l’‘univers-bloc’ au temps de la pandémie”, E/C, 32, 2021.
— e Claude Zilberberg, Tension et signification, Liège, Mardaga, 1998.
Giannitrapani, Alice, a cura di, Desemantizzare/risemantizzare, Versus, 1, 2022.
Greimas, Algirdas J. e Jacques Fontanille, Sémiotique des passions, Paris, Seuil, 1991 ; it. trans. Semiotica delle passioni, F. Marsciani e I. Pezzini (a cura di), Milano, Bompiani, 1996.
Hammad, Manar, Leggere lo spazio, comprendere l’architettura, Roma, Meltemi, 2003.
Hammad, Manar, “Il Museo della Centrale Montemartini a Roma. Un’analisi semiotica”, in P. Cervelli e I. Pezzini (a cura di), Scene del consumo : dallo shopping al museo, Roma, Meltemi, 2006.
Koselleck, Reinhart, Vergangene Zukunft. Zur Semantik geschichtlicher Zeiten, Frankfurt/Main, Suhrkamp, 1979 ; it. trans. Futuro passato, Bologna, Clueb, 2007.
Landowski, Eric, La société réfléchie, Paris, Seuil, 1989 ; it. trans. La società riflessa, Rome, Meltemi, 2003.
Latour, Bruno, Face à Gaïa. Huit conférences sur le nouveau régime climatique, Paris, La Découverte, 2015.
Lorusso, Anna Maria, “Pensando al futuro : memoria e posterità”, Versus, 2, 2020.
Lozano, Jorge, “Lo spazio del futuro”, E/C, 32, 2021.
Pezzini, Isabella, Semiotica dei nuovi musei, Roma-Bari, Laterza, 2011.
Pozzato, Maria Pia e Daniela Panosetti, Passione vintage. Il gusto per il passato nei consumi, nei film e nelle serie televisive, Roma, Carocci, 2013.
Zunzunegui, Santos, Metamorfosis de la mirada. Museo y semiótica, Madrid, Cátedra, 2003 ; it. trans. Metamorfosi dello sguardo. Museo e semiotica, Roma, Nuova Cultura, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.


