Panorami al futuro : Fondazione Prada e la musealizzazione del brand

Autores

  • Alice Giannitrapani Università di Palermo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2763-700X.2024n7.67259

Palavras-chave:

futur, hybridation (discursive), Prada (fondation), espaces (d’exposition), tendance

Resumo

Museificação da marca. — Ao analisar os espaços da Fundação Prada, em Milão, o artigo explora algumas tendências atuais no mundo das marcas, mostrando como a marca extende seu campo de acão, não apenas enquanto empresa de alta costura mas também como um mecena que, além de suas coleções, oferece obras de arte a um largo público. Os espaços de exposição, un lugar híbrido no qual várias vozes se manifastam, situam-se numa antiga destilaria dos anos 1900, cuja resemantização levanta questões relativas ao modo como as funções iniciais seguem agindo no presente. O espaço urbano circundante também é mostrado como objeto de tranformações em razão da presença da Fundação.

Referências

Bertrand, Denis, Précis de sémiotique littéraire, Paris, Nathan, 2000 ; it. trans. Basi di semiotica letteraria, Roma, Meltemi, 2002.

Bertrand, Denis, “Futur ou Futur antérieur? Quelle temporalité politique ?”, E/C, 32, 2021.

Ceriani, Giulia, “Divenire, diventare. Trasformazione e cambiamento”, Acta Semiotica, III, 6, 2023.

Ceriani, Giulia, Hot spots e sfere di cristallo, Milano, FrancoAngeli, 2007.

Certeau, Michel de, L’invention du quotidien. Arts du faire, Paris, Gallimard, 1990 ; it. trans. L’invenzione del quotidiano, Roma, Edizioni Lavoro, 2001.

Coquet, Jean-Claude, Le istanze enuncianti. Semiotica e fenomenologia, Paolo Fabbi (a cura di), Milano, Mondadori, 2008.

Deleuze, Gilles e Félix Guattari, Mille plateaux. Capitalisme et schizophrénie, Paris, Minuit, 1980 ; it. trans. Mille piani, Roma, Istituto della Enciclopedia italiana, 1987.

Floch, Jean-Marie, Identités visuelles, Paris, P.U.F., 1995 ; it. trans. Identità visive, Milano, FrancoAngeli, 1997.

Fontanille, Jacques, “Présences du futur. L’expérience de l’‘univers-bloc’ au temps de la pandémie”, E/C, 32, 2021.

— e Claude Zilberberg, Tension et signification, Liège, Mardaga, 1998.

Giannitrapani, Alice, a cura di, Desemantizzare/risemantizzare, Versus, 1, 2022.

Greimas, Algirdas J. e Jacques Fontanille, Sémiotique des passions, Paris, Seuil, 1991 ; it. trans. Semiotica delle passioni, F. Marsciani e I. Pezzini (a cura di), Milano, Bompiani, 1996.

Hammad, Manar, Leggere lo spazio, comprendere l’architettura, Roma, Meltemi, 2003.

Hammad, Manar, “Il Museo della Centrale Montemartini a Roma. Un’analisi semiotica”, in P. Cervelli e I. Pezzini (a cura di), Scene del consumo : dallo shopping al museo, Roma, Meltemi, 2006.

Koselleck, Reinhart, Vergangene Zukunft. Zur Semantik geschichtlicher Zeiten, Frankfurt/Main, Suhrkamp, 1979 ; it. trans. Futuro passato, Bologna, Clueb, 2007.

Landowski, Eric, La société réfléchie, Paris, Seuil, 1989 ; it. trans. La società riflessa, Rome, Meltemi, 2003.

Latour, Bruno, Face à Gaïa. Huit conférences sur le nouveau régime climatique, Paris, La Découverte, 2015.

Lorusso, Anna Maria, “Pensando al futuro : memoria e posterità”, Versus, 2, 2020.

Lozano, Jorge, “Lo spazio del futuro”, E/C, 32, 2021.

Pezzini, Isabella, Semiotica dei nuovi musei, Roma-Bari, Laterza, 2011.

Pozzato, Maria Pia e Daniela Panosetti, Passione vintage. Il gusto per il passato nei consumi, nei film e nelle serie televisive, Roma, Carocci, 2013.

Zunzunegui, Santos, Metamorfosis de la mirada. Museo y semiótica, Madrid, Cátedra, 2003 ; it. trans. Metamorfosi dello sguardo. Museo e semiotica, Roma, Nuova Cultura, 2011.

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Giannitrapani, A. (2024). Panorami al futuro : Fondazione Prada e la musealizzazione del brand. Revista Acta Semiotica, 4(7), 59–75. https://doi.org/10.23925/2763-700X.2024n7.67259

Edição

Seção

Dossier — Marketing : nouvelles tendances stratégiques