O espelho de Narciso

consumo da informação no mundo digital

Autores

  • João Ciaco Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.23925/2763-700X.2024n8.70090

Palavras-chave:

algorithme, digitalisation, information, programmation

Resumo

O texto examina como a digitalização transformou a produção e o acesso à informação, descentralizando os meios de comunicação e permitindo que indivíduos se tornem criadores e curadores de conteúdo. O texto argumenta que os meios digitais criam outro sentido para o ato de “estar informado” por meio de duas curadorias distintas. A curadoria editorial envolve escolhas conscientes de como as notícias são priorizadas, enquanto a curadoria algorítmica, baseada unicamente no comportamento do usuário, personaliza o conteúdo e cria bolhas informacionais que reforçam crenças pré-existentes. As duas estratégias estabelecem distintos regimes de interação, que oscilam entre a manipulação e a programação. Ambos os regimes influenciam as práticas sociais quanto à informação, mas a curadoria algorítmica tende a intensificar a fragmentação e a polarização social, enquanto a editorial favorece o debate e a diversidade de opiniões.

Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Ciaco, J. (2024). O espelho de Narciso : consumo da informação no mundo digital. Revista Acta Semiotica, 4(8), 82–93. https://doi.org/10.23925/2763-700X.2024n8.70090

Edição

Seção

2. Stratégies systémiques