Proposição de artigos

Informações para autores

Acta Semiotica publica artigos (textos inéditos ou traduções) pertinentes na área geral da semiótica estrutural e seus desdobramentos desde os anos 1990 até hoje. É a revista de um grupo internacional de pesquisadores de origem e de orientação heterogêneas, mas ligados por um conjunto de opções epistemológicas e teóricas saídas essencialmente da obra de A.J. Greimas. Esta filiação define a identidade da revista dentro do campo diversificado que constitui a semiótica no mundo atual. No entanto, Acta Semiotica não será o órgão dogmático de uma “escola”. Muito além da simples ilustração de um aparelho analítico herdado dos anos 1960-70, o objetivo é desenvolver uma semiótica à altura do nosso tempo, o que supõe tanto abertura de espírito, quanto coerência teórica interna.

A revista publica dois números por ano. Uma parte deles é organizada na forma de Dossiês em torno das problemáticas dos fóruns de debates promovidos pelo Centro de Pesquisas Sociossemióticas. As outras partes de cada numero incluem artigos agrupados nas rubricas “Aberturas teóricas” e “Descrições e análises”. As rubricas “Le point sémiotique”, “Dialogue”, “In vivo” e “Bonnes feuilles” são ligadas a questões de atualidade tocando o desenvolvimento da disciplina.

Escrever para Acta Semiotica

— Acta Semiotica, revista internacional, publica textos em francês, português, italiano, espanhol e inglês.

— Exige-se de todo artigo não somente a pertinência teórica do propó­sito mas também o máximo de precisão e de clareza na expressão, condição indispensável ao fortalecimento dos laços entre a reflexão semiótica e o mundo da vida tanto quanto o mundo do saber que circunda a disciplina. Para fazer a semiótica existir enquanto projeto de ciência, é à comunidade intelectual em seu conjunto que deve se dirigir, e não exclusivamente a outros semioticistas.

— Os textos recebidos no site da revista são transmitidos pelo secretariado à redação, que inicia o processo de avaliação.

— Encomendados ou propostos, os textos são submetidos, dependendo dos problemas abordados, quer à avaliação cega de experts escolhidos no seio da equipe redacional (os 55 membros dos comitês da revista), quer à apreciação de competências exteriores, se for necessário.

— Os trabalhos são avaliados com base em critérios epistemologicamente fundados (e não apenas puramente formais).

— Os textos enviados deverão estar salvos em Word e se conformar ao sistema de diagramação, bem como aos princípios de apresentação dos dados bibliográficos adotados pela revista. As normas são as da tradição editorial mais clássica nas publicações em ciências humanas e sociais nas diferentes línguas da revista (ver, por exemplo, editora Perspectiva, ou, para os textos em francês, éditions du Seuil, Presses Universitaires de France, etc.). Para mais detalhes, ver a diagramação de Acta Semiotica, 1, 2021.

— Os textos devem ser inéditos e não estar sendo avaliados por outra revista.

— Os dados e informações enviados durante o processo de submissão serão usados exclusivamente no processo de avaliação e publicação da revista e não serão compartilhados a terceiros para outras finalidades.

— Os autores conservam os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de primeira publicação, com licenciamento simultâneo em Creative Commons Attribution

Temáticas dos fóruns

Ciclo 1 : A pandemia, acaso ou significação ? – publicado em Acta Semiotica, 1, 2021.

Ciclo 2 : Paradoxos do “pós”-consumismo – segundo semestre de 2021.

Ciclo 3 : Ritmo – entre esquematização e interação – primeiro semestre de 2022.