LUIZ GONZAGA: TRADUTOR DA DISCURSIVIDADE DE NORDESTE
Resumo
A música, assim como os outros objetos da cultura que se desenvolveram no Brasil, possui um caráter mestiço, e a música de Luiz Gonzaga, personagem central deste artigo, não poderia ser entendida de forma diferente ou fora desse raciocínio.Esse potencial híbrido e mestiço, às vezes questionador e caótico, às vezes apaziguador e cordial, esteve presente em muitas manifestações e também na música. Perceber o caráter híbrido e mestiço da música de Gonzaga é atentar para o processo histórico-cultural da formação dessa música, para os movimentos de junção, atritos e mesclas das linguagens, e não apenas para os elementos que a constituíram. É atentar para a dinâmica, a relação, as conexões entre as forças, as estratégias que estiveram subjacentes às características estéticas e simbólicas dos discursos construídos.
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.