As Marias: vítimas brutais, espelhos da virgem, princesas – alguns percursos da canonização popular no Jornal do Commercio de Recife
Resumo
“Ave Maria”, caderno especial do Jornal do Commercio, periódico pernambucano, apresenta reportagem sobre a violência de gênero a partir de nove narrativas de assassinatos de mulheres que são, por sua vez, caracterizadas com algum atributo da mãe de Jesus. Fundamentado numa análise aproximativa entre a narrativa jornalístico-folhetinesca e o conto maravilhoso, este artigo traça percursos dos surgimentos das canonizações populares no contexto ou por influência da mídia impressa. Analisando as narrativas visuais e textuais do especial a partir das estruturas dos contos maravilhosos de Propp e das noções de cultura e comunicação em Jesús Martin-Barbero, se pretende estabelecer um caminho, entre os tantos, das criações dessas devoções no dias atuais.
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.