A PSICANÁLISE ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A SAÚDE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR PARA PESSOAS AUTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.5546/peste.v4i2.22115Resumo
Resumo: O presente artigo constitui um relato de experiência que levaem consideração a articulação entre a psicanálise, a educação inclusiva
de pessoas autistas e o campo da saúde. Partindo das questões atuais
que cercam a temática do autismo e suas formas de cuidado e educação,
propomos uma articulação entre o Projeto Terapêutico Singular (PTS)
e o Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir
do que está sendo realizado em Sobral (CE), através do Programa
de Educação para o Trabalho em Saúde (PET) Saúde. Com essa
articulação, defende-se a educação inclusiva como estratégia do cuidado
e da demarcação da diferença, especialmente para os autistas, como
um recurso que também pode trazer benefícios clínicos, embora seja
diferente desse campo. Ademais, vislumbra-se uma articulação entre a
saúde e a educação inclusiva na tentativa de suprir necessidade bastante
premente na realidade brasileira.
Palavras-chave: psicanálise; saúde coletiva; autismo; projeto terapêutico
singular.
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Como Citar
Furtado, L. A. R., & Vieira, C. A. L. (2015). A PSICANÁLISE ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A SAÚDE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR PARA PESSOAS AUTISTAS. A PESTE: Revista De Psicanálise E Sociedade E Filosofia., 4(2). https://doi.org/10.5546/peste.v4i2.22115
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Artigos