Resumo: Tem-se como objetivo testar a viabilidade de uma articulação
entre subjetividade e democracia baseada na retórica dos desejos que,
sob determinadas condições a serem precisadas, podem solucionar
os impasses causadores de sintomas. Coloca-se a questão de saber
se os argumentos pelos quais os desejos singulares se constituem são
dependentes de uma lógica. Aprecia-se que a retórica dos desejos não se
articula ao político em um sentido definido acima da democracia, pois
o desejo não pode ser resumido a uma lógica. Posteriormente, trabalhase
com dois exemplos clínicos que ilustrarão a retórica no campo da
análise e demonstram que a repetição e a significância de desejos não
são primeiramente reguladas por uma lei universal da sexuação. Definese
singularidade a partir de um impasse na história de relações ao gozo
e das identificações, apontando que singular não se opõe ao universal.
Apoiado na concepção hegeliana, afirma-se que a singularidade não é
sempre determinada como a síntese do universal e do particular, mas
que ela designa a materialidade de dispositivos reais. Ao abordar afetos e
política, com base na teoria do direito abstrato de Hegel, conclui-se que
o social e o político oferecem aos impasses de desejo modos-tipos de
substituir suas apostas e de se desconhecer, e, por isso, tem-se a riqueza
dos conflitos sociais tratáveis onde as paixões seriam intratáveis. Ao
legislar sobre as propriedades, o direito abstrato no sentido hegeliano
do termo, possui não apenas uma função econômica, mas também uma
função simbólica. Finalmente, considera-se que a opacidade residual
na transposição de desejos ocasionada pela política e o social pode ser
fecunda pela relativa impessoalidade de sequências de atos que ela põe
em forma. Conclui-se assinalando a possibilidade de uma “subjetividade
democrática” que permita às subjetividades transpor seus conflitos
subjetivos sem os explicitar.
Palavras-chave: psicanálise; política; direito; desejo; singularidade;
democracia.
Abstract: The aim of the present paper is to test the feasibility of an
articulation between subjectivity and democracy based on the rhetoric
of desire which, under certain conditions that need to be accurately
expressed, can solve the impasses that cause symptoms. It is discussed
whether the arguments through which singular desires are constituted
depend on a logic. It is argued that the rhetoric of desire is not
articulated with politics in the above mentioned sense of democracy,
because desire cannot be summarized as a logic. Then, two clinical
examples illustrate the rhetoric in the field of analysis and show that
the repetition and significance of desires are not primarily regulated by
a universal law of sexuation. Singularity is defined based on an impasse
in the history of relations to enjoyment and of identifications, and it is
shown that singular does not oppose to universal. Based on the Hegelian
conception, it is stated that singularity sometimes is not viewed as the
synthesis of universal and particular; rather, it denotes the materiality of
real devices. By approaching affections and politics, in light of Hegel’s
theory of abstract right, it is concluded that the social and the political
offer to the impasses of desire modes-types of substituting their bets
and of failing to know oneself. Due to this, there is the richness of the
social conflicts that can be treated where passions would not be treated.
When the abstract right in Hegel’s sense legislates about properties, it
has not only an economic function, but also a symbolic one. Finally, it
is considered that the residual opacity in the transposition of desires
caused by politics and by the social can be fruitful due to the relative
impersonality of sequences of acts that it puts into form. The paper is
concluded by signaling the possibility of a “democratic subjectivity”
that allows subjectivities to transpose their subjective conflicts without
explaining them.
Keywords: psychoanalysis; politics; right; desire; singularity;
democracy.